Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA VIÁRIA

Governo do Pará pavimenta mais de 2 mil quilômetros no maior programa de reurbanização de vias em todas as regiões

Só neste ano, o Estado entregou 184 km de pavimentação em 44 municípios, garantindo mobilidade e segurança dentro e fora das pistas de tráfego

Por Gustavo Pêna (SEOP)
08/09/2024 08h00

O Governo do Pará já entregou quase 2,5 mil quilômetros de vias pavimentadas distribuídos nas 12 Regiões de Integração. Desde 2019, a maior iniciativa de infraestrutura e mobilidade urbana da história do Estado investiu mais de R$ 5 bilhões na melhoria da qualidade de vida da população.

Executado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), o Programa “Asfalto Por Todo o Pará” se destaca entre as ações de urbanização do governo do Estado. Além do asfaltamento, a iniciativa garante serviços de terraplanagem, drenagem pluvial profunda e superficial, construção de calçada, sarjeta, meio-fio e sinalização, em parceria com as prefeituras municipais.

“Seguimos entregando ruas pavimentadas em todas as regiões do Estado com o Programa ‘Asfalto Por Todo o Pará’. Nós sabemos a importância disso. Estamos acabando com a lama no inverno e a poeira no verão. Poeira que faz as pessoas não respirarem direito, a roupa fica suja, o mato invade as ruas. Mas essa realidade já ficou no passado para muita gente. É nossa obrigação fazer isso, e fico muito feliz de poder comemorar mais esses números positivos do Governo do Pará em favor da população”, ressalta o governador Helder Barbalho.

A vice-governadora Hana Ghassan ressalta a relevância do Programa para a melhoria de diversos indicadores nos municípios. "Estamos muito felizes de realizar a 'Caravana do Asfalto' em 2024. O ‘Asfalto Por Todo o Pará traz benefícios diretos para a população. Esse é um dos programas mais importantes do governo do Estado, pois proporciona prosperidade, dignidade, saúde, transporte e segurança pública. É o Governo do Pará presente na vida das famílias paraenses", reforça a vice-governadora.

Transformação - Nas 12 Regiões de Integração do Pará, entre os municípios que mais receberam asfalto, até hoje, estão Belém, com 235 km, e Ananindeua, com 130,2 km (RI Guajará); Santarém, com 70 km (RI Baixo Amazonas); Abaetetuba, com 68 km (RI Tocantins); Castanhal, com 55 km (RI Guamá); Itaituba, com 56 km (RI Tapajós); São Félix do Xingu, com 43,1 km (RI Araguaia); Marabá, com 43 km (RI Carajás); Altamira, com 43 km (RI Xingu); Goianésia do Pará, com 40 km (RI Lago de Tucuruí); Tomé-Açu, com 34 km (RI Capim); Viseu, com 27 km (RI Rio Caeté), e Soure, com 16 km (RI Marajó).

“Moro aqui há oito anos e o asfalto só trouxe melhorias. O meu comércio melhorou. As pessoas não conseguiam ter acesso, e hoje é diferente; está bem melhor. Antes era muito mato, as ruas ficavam alagadas até sem chuva devido ao matagal. Com o asfalto ficou tudo melhor para toda a população daqui”, afirma Rosinete Silva, moradora do bairro da Cabanagem, em Belém, beneficiada pela obra de pavimentação.

A quarta etapa do “Asfalto Por Todo o Pará” já levou, só neste ano, 184 quilômetros de pavimentação para 44 municípios, do total de 247 quilômetros programados para serem entregues. Os investimentos garantem maior mobilidade e segurança às famílias. O Programa proporciona ainda a instalação da iluminação pública, facilitando a todas as áreas o acesso das equipes de segurança e saúde.

“Os números são expressivos e os resultados altamente positivos. São muitos os benefícios que a pavimentação traz para a população. Dentre essas obras, o ‘Asfalto Por Todo o Pará’ se destaca entre as ações que visam melhorar os serviços de infraestrutura nos municípios do Estado. As 12 Regiões de Integração já foram contempladas. A relação com as prefeituras é fundamental para que o Governo do Pará possa seguir gerando emprego e renda, já que valorizamos o trabalhador local nesses serviços de asfaltamento. Seguiremos nesse trabalho de entregar mais dignidade à nossa população através das obras de pavimentação”, afirma o titular da Seop, Ruy Cabral.

Com colaboração de Arthur Sobral - Secom