Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Cerca de mil pessoas caminham em Memória às Vítimas de Trânsito

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/11/2015 11h35

As vítimas de acidentes de trânsito do mundo inteiro foram lembradas, neste domingo (15), durante a programação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) alusiva ao 'Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito' (15 de novembro). Familiares e amigos de pessoas vitimadas por acidentes de trânsito participaram do evento, que culminou com a entrega de placas em agradecimento a entidades e instituições parceiras, que desenvolvem ações de enfrentamento à violência no trânsito. Cerca de mil pessoas participaram do evento.

Uma caminhada saiu, por volta das 8h, da Escadinha da Estação das Docas em direção à Praça da República, no centro de Belém. Ao longo do percurso, agentes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran e parceiros do órgão distribuíram rosas brancas aos transeuntes que passavam pela avenida Presidente Vargas.

O diretor geral do Detran, Nilton Atayde, lembrou das causas mais comuns que contribuem para os acidentes de trânsito e ressaltou a necessidade de conscientização e comprometimento por parte de todos – condutores de veículos, ciclistas, motociclistas e pedestres – para a difícil missão, que é a de reduzir os acidentes de trânsito, especialmente no Pará.

Ele ressaltou que a queda dos índices depende da tomada de consciência de toda a sociedade. “Somos todos responsáveis pelos índices negativos, quando, por exemplo, não usamos o cinto de segurança, não utilizamos o capacete na condução de uma motocicleta, quando insistimos em dirigir após a ingestão de bebida alcoólica, entre diversos outros comportamentos. A mudança deste cenário de violência depende da adoção de práticas seguras e do comprometimento de todos. E isso não é difícil, basta que o cidadão siga as boas regras de convivência e o que determinam as leis de trânsito”, frisou o diretor.

Dados levantados pelo Detran, mostram que, em 2014, foram registrados 10.554 acidentes em Belém e 29.784 em todo o Pará. Na capital, 3.907 pessoas foram lesionadas no trânsito; 103 foram os registros de vítimas fatais. No Pará, 17.741 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito; as vítimas fatais foram 1.288. A falta de atenção foi apontada como umas das principais causas de acidentes no trânsito.

Outra estatística bastante preocupante envolve jovens, como destacou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen. “É preciso ressaltar que 41% das pessoas envolvidas em acidentes de trânsito são jovens, com idade entre 18 a 30 anos. Isso não pode mais ocorrer, não podemos permitir. O trânsito é um dos ambientes do nosso cotidiano que mais depende da educação de cada cidadão. Portanto, está em nossas mãos mudar esta realidade”, comentou o titular da Segup.

Nazareno Lobato, integrante do Movimento Vida Pará e um dos familiares de vítimas de acidentes que participaram do evento, falou sobre a necessidade de mais justiça e pediu o fim da impunidade aos causadores de acidentes. “Perdi minha mãe e irmã num atropelamento, em dezembro de 2007. Até o hoje, o motorista está aí nas ruas, dirigindo como se nada tivesse acontecido. É urgente que as penas sejam agravadas de forma rigorosa e, principalmente, que sejam cumpridas”, frisou.

A programação do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, realizada pelo Detran, contou com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Polícia Civil, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Sest/Senat, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Seção Pará), Corpo de Bombeiros Militar, Serviço Social da indústria (Sesi), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Associação dos Agentes de Trânsito do Detran/PA (Agedetran), Projeto “Qualificar para a Vida” (Proquavi), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Bike Anjo, Patinadores, Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (SindCFC), Motoclube Estrela de Belém, Associação Paraense de Motociclistas (Aspamoto), Movimento Vida Pará e Movimento pela Vida (Movida).