Laboratório de entorpecentes da Polícia Científica conquista conceito máximo em avaliação nacional
Em Belém, unidade realiza perícias da área de química forense e obtém excelência pelo terceiro ano consecutivo
O Laboratório de Instrumental, responsável pelas perícias da área de química forense da Polícia Científica do Pará (PCEPA), na sede em Belém, recebeu 100% de aprovação no III Ensaio de Proficiência de Identificação de Drogas. É o terceiro ano consecutivo que o laboratório chega ao nível máximo de aprovação.
O 'III Ensaio' é uma iniciativa organizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) que avaliaram os laboratórios de análises de química forense de todo o Brasil.
“Os ensaios de proficiência são comparações interlaboratoriais organizadas para que o laboratório possa demonstrar competência em determinada área de medição, no caso da química forense, em drogas de abuso”, afirmou a Gerente do Laboratório de Instrumental, a perita criminal Carla Carvalho.
Na avaliação, o Laboratório da Polícia Científica do Pará recebeu três amostras de substâncias químicas indeterminadas do Inmetro e MJSP. As peritas criminais Nelyane Batista e Carla Carvalho, trabalharam a partir de modernos equipamentos e com a utilização de métodos científicos, para identificar o tipo das substâncias.
“Realizamos as análises conforme as metodologias vigentes no nosso laboratório, fizemos um relatório e encaminhamos para o InMetro para receber a avaliação necessária. Nesta semana, saiu o relatório final e foi muito positivo, pois identificamos corretamente as substâncias do ensaio”, completou a perita.
A aprovação de 100% de aproveitamento no III Ensaio de Proficiência de Identificação de Drogas demonstra a qualidade dos peritos criminais, assim como, a moderna infraestrutura do Laboratório de Instrumental.
O espaço dispõe de aparelhos sensíveis, principalmente, após a adequação física feita na Coordenação de Laboratório, entregue pelo governo do Pará, no ano passado, e com a aquisição de novos equipamentos.
Conforme a gerência do Laboratório, o resultado positivo na avaliação nacional mostra a credibilidade e confiabilidade dos laudos periciais realizados pela instituição, nas análises de drogas, por exemplo.
“Esses testes são importantes para a avaliação dos nossos procedimentos, além de dar respaldo ao laboratório e à instituição perante à sociedade no que tange o combate às drogas de abuso”, completou a perita Carla Carvalho.