Arquivo Público do Pará leva projeto 'Conectando Arquivos' para Marapanim
Programação gratuita conta com duas exposições e três palestras sobre a história da formação do Município e do Estado do Pará
O projeto “Conectando Arquivos” dá início à agenda de 2024, na próxima sexta-feira (7), em Marapanim, no nordeste estadual. O programa da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), executado pelo Arquivo Público do Pará (APEP), foi criado em 2022m, e já passou por vários municípios como Bragança, Cametá, Curuçá, entre outros. Nesta edição, serão exibidas as exposições “Marapanim nos documentos do Arquivo Público” e “123 anos de Arquivo Público do Pará”, além de três palestras. Toda programação é aberta ao público e gratuita.
A mostra “123 anos de Arquivo Público do Pará” leva réplicas de documentos marcantes dentre os 4 milhões do acervo. “O objetivo do projeto ‘Conectando Arquivos’ é aproximar a sociedade de uma forma geral com os serviços do Arquivo Público, além de colocar, de pontuar a importância da preservação e da disponibilidade de documentos históricos para a história local, para a história regional, e para a história do Estado de uma forma geral.”, aponta o diretor do Arquivo Público, Leonardo Torii.
“Nós vamos levar documentos do Arquivo Público, mas que falam sobre o município de Marapanim ao longo dos períodos Colonial, Imperial e Republicano. Além disso, duas das palestras dadas serão apresentadas por historiadores locais, sobre a história do município.”, conclui Torii.
A programação começa às 9h, no Paço Municipal de Marapanim, com as exposições que podem ser visitadas até às 17h. As palestras serão no Plenário da Câmara Municipal, Palácio Nagib de Oliveira Mamede. Leonardo Torii irá ministrar a primeira palestra “Arquivos, documentos e memórias: usos e tratamento técnico de acervos documentais”, às 11h.
Às 15h, o professor Célio Velasco ministra a palestra “De capela à cidade: o processo de ocupação, fundação e evolução urbana de Marapanim (1862-1895)”. Em seguida, às 16h, haverá a palestra “Degolas eleitorais e as fontes históricas do Arquivo Público do Pará: o processo eleitoral em Marapanim através das atas do Senado Estadual (1897 – 1900)”, com o professor mestre Thiago Barros.
O Arquivo Público do Pará tem o maior patrimônio histórico documental da Amazônia Legal e um dos mais significativos do Brasil. Os documentos cobrem diversos períodos históricos, desde o colonial até o século XXI, incluindo eventos importantes como a adesão do Pará ao Império do Brasil, a Cabanagem e a Belle Époque.
Texto de Juliana Amaral / Ascom Secult