Alunos da rede pública estadual visitam reserva indígena Parakanã em Novo Repartimento
A programação permitiu a interação dos estudantes com crianças e jovens indígenas, por meio de conversas, brincadeiras e até uma partida de futebol
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Papa Paulo VI, localizada no município de Novo Repartimento, na Região de Integração Lago de Tucuruí, no sudeste paraense, visitaram a reserva indígena dos Parakanã, onde conheceram a história local e trocaram conhecimentos com a comunidade indígena, como parte de um projeto de intercâmbio cultural.
"A reserva dos Parakanã é de extrema importância para os indígenas da região, pois as construções da Rodovia Transamazônica (BR-230) e da Usina Hidrelétrica de Tucuruí impactaram diretamente essa população, resultando assim na criação da reserva", explicou a professora Isabel Pauxis.
Alunos na reserva Parakanã: conhecimento e valorização da cultura dos povos indígenasA visita, proporcionada pelo projeto do professor Matusalém Brito, fez os estudantes interagissem com crianças e jovens indígenas, aprendendo mais sobre as tradições e os costumes locais. Por meio de conversas, brincadeiras e atividades recreativas, foi possível estabelecer uma troca de conhecimentos e experiências entre os estudantes e os indígenas.
Um dos momentos marcantes da visita foi o jogo de futebol. "O esporte, tão popular no Brasil, serviu como uma linguagem universal, que aproximou ainda mais as duas comunidades. Os alunos e os indígenas se uniram em busca de diversão e integração", relatou a professora.
De acordo com Isabel Pauxis, a experiência promoveu aos estudantes uma reflexão sobre a importância do respeito à diversidade cultural e ao modo de vida dos povos indígenas. "Os estudantes puderam aprender que a história do município de Novo Repartimento está intrinsecamente ligada à presença e às lutas dos Parakanã, contribuindo para a formação cidadã dos estudantes, despertando a valorização das raízes culturais e a compreensão da pluralidade étnica do País", reforçou.
Texto: Igor Oliveira, sob supervisão de Fernanda Cavalcante - Ascom/Seduc