Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Teatro e humor reforçam importância da higiene das mãos na Poli Lago de Tucuruí

Programação para os pacientes da hemodiálise contou com a orientação e utilização de ações lúdicas com games de perguntas e respostas

Por Ascom (Ascom)
13/05/2024 11h04

Em todo o planeta, 5 de maio é o Dia D para o alertar a um hábito simples, mas que pode salvar vidas: a higienização das mãos. Cinco também são os momentos para deixá-las limpas e livres de quaisquer bactérias dentro de um ambiente hospitalar: antes do contato com o paciente, antes da realização de procedimento, após a exposição de fluidos corporais, após contato com o paciente e após contato com as áreas próximas ao paciente.

E para conscientizar os usuários e reforçar os cuidados entre seus colaboradores sobre o tema, a Policlínica Lago de Tucuruí usou do humor, da arte e de dinâmicas de perguntas e respostas para mostrar a importância de higienização das mãos, sobretudo, dentro de um serviço de saúde. E quem está em ação ao longo deste mês de maio na unidade, é o 'Dr. Bactéria', que com seus superpoderes de álcool e sabão elimina os vilões das infecções.

Objetivo

A ação foi organizada pelos setores de Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) e Equipe Multiprofissional do setor de Hemodiálise da Policlínica de Tucuruí. O enfermeiro Yan Silva Moraes explica que a ação objetiva elucidar o processo de prevenção de infecções, através das mãos.

“Sabe-se que, de acordo com os estudos, as mãos não higienizadas de forma adequada, são um dos principais fatores para transmitir infecções para pacientes, que podem levar o paciente a evoluir a óbito. Dessa forma, a higiene das mãos é uma das medidas eficazes para a prevenção de infecções em ambientes de saúde. Logo, essa ação é fundamental para o processo de conscientização”, destacou um dos coordenadores da programação.

Participação

Em tratamento no setor de hemodiálise da Poli Lago de Tucuruí desde 2022, Kiara Carvalho ficou atenta às orientações e aprendeu dicas valiosas para preservar o cuidado com a sua saúde. “É muito importante a gente fazer a higienização das mãos, principalmente, nos pacientes de hemodiálise, que trazem muitas bactérias, muitas impurezas da rua quando a gente chega aqui. Então, nós temos que fazer essa higienização”, comentou.

A moradora de Tucuruí, ainda diz que mesmo sendo algo corriqueiro, a higienização correta das mãos é algo, muitas vezes, desconhecido. “A ação foi muito importante para ensinar direitinho o uso do álcool em gel, do sabão que é disponibilizado para a gente. É importante combater as bactérias que a gente traz da rua”, parabenizou Kiara.

Como agente de saúde, o técnico de enfermagem Ramon Augusto Quadros, elenca os benefícios da programação para quem fez parte da unidade.  “A ação sobre a 5ª meta de Segurança do Paciente foi de extrema importância para os profissionais e colaboradores da Policlínica pelo fato de frisar a questão da higienização das mãos para a segurança tanto do paciente, como também para a segurança do profissional. É de extrema importância que todos tenham esse conhecimento e essa consciência de que a higienização das mãos é segurança para de todos”, observou.

Serviço

A unidade é uma referência de saúde do Governo do Estado para a população de sete municípios da Região de Integração Lago de Tucuruí – Breu Branco, Goianésia do Pará, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucurui.

A Poli do Lago é administrada pelo Instituto Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretária de Estado de Saúde Pública (Sespa). Situada na avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí, a unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) mantém 100% de forma gratuita à toda população.  

Para ter acesso aos serviços da Policlínica é necessário que o usuário passe pelo sistema de regulação, após atendimento e avaliação inicial na Atenção Primária, como postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Isso garante uma distribuição equitativa dos serviços.