Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Metropolitano realiza campanha "Abril Verde", com foco na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais

Programação reúne profissionais da unidade hospitalar para aferição de pressão, teste de glicemia e checagem do IMC

Por Alberto Dergan (HMUE)
29/04/2024 22h41

Com a finalidade de garantir segurança e bem-estar no ambiente de trabalho, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, iniciou, nesta segunda-feira, 29/4, ações alusivas à campanha “Abril Verde”, iniciativa nacional que busca reforçar os cuidados permanentes relacionados à prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e doenças ocupacionais.

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do HMUE, unidade pertencente à rede de saúde pública do Governo do Estado, gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Comitê de Sustentabilidade, realizará, nesta semana, uma série de ações educativas com olhares voltados para a saúde dos funcionários e conscientização sobre o comportamento prevencionista no ambiente profissional.

Durante a atividade, serão realizadas apresentações sobre os dados de incidentes e temas relacionados à prevenção. A programação contará, ainda, com blitz nos setores do hospital e realização de exames, como, por exemplo, Índice de Massa Corporal (IMC), glicemia e aferição de pressão arterial.

O engenheiro de Segurança do Hospital Metropolitano, Rogers Silva, pontua que ações deste tipo são fundamentais para que os trabalhadores conheçam os riscos de suas atividades e atuem sempre de forma preventiva, minimizando riscos.

“É indispensável que todos os trabalhadores conheçam os riscos inerentes às suas atividades e, mais que isso, saibam das medidas de controle e prevenção de acidentes no trabalho", enfatiza.

O diretor executivo do Hospital Metropolitano, Marcelo Azevedo, destaca a importância da atividade para toda a equipe do hospital. “Durante todos os meses, o Hospital reforça seu comprometimento em realizar atividades voltadas para a prevenção de acidentes e divulgação de medidas preventivas. Isso favorece para que os números de acidentes na unidade permaneçam baixos”, pontua o diretor.

Tanto profissionais assistenciais quanto administrativos participaram da atividade que contemplou os turnos diurno e noturno. A auxiliar administrativo, Tamires Tavares, de 23 anos, conta que ainda não tinha participado de uma atividade igual a essa em outras experiências profissionais.

“Eu acho muito importante porque a gente fica mais alerta com a nossa saúde. Muitas vezes, não temos tempo para realizar exames básicos, então ter à disposição aqui no trabalho foi muito bom. Feliz em saber que está tudo normal com a saúde. Foi a primeira vez que participei de uma ação assim”, diz ela.

A técnica de enfermagem Cibele Xavier, 24, pontua que a atividade é importante para que os profissionais se sintam seguros para trabalhar. “Essa é uma maneira acolhedora para a gente que é colaborador do Hospital. Eu já sabia da atividade e sempre participo. É fundamental trabalhar protegido e com conhecimento sobre os fluxos, com ciência do que pode ou não ser realizado”, diz.

No Hospital Metropolitano, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho reforça com os profissionais, principalmente os que atuam em setores assistenciais, como, por exemplo, Centro Cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva, Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) sobre a importância da permanência dos corretos fluxos, entre eles a higienização das mãos, correta paramentação, desparamentação e uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

A unidade hospitalar dispõe de 208 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica (exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras) e leitos de UTI. Em 2023, entre crianças e adultos, foram realizados aproximadamente 700 mil atendimentos, com internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.