Semas realiza capacitação em educação ambiental para servidores municipais em Cametá
Técnicos e gestores do município de Cametá, no nordeste paraense, começaram na terça-feira (12) uma capacitação em Educação Ambiental, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A capacitação ocorreu até esta sexta-feira (15). Temas variados relacionados às questões ambientais orientam os 23 participantes inscritos no curso para que tenham melhores condições na atuação ambiental municipal.
A capacitação é gerida pela Secretaria Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental (Sagra), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), contando com servidores de diversas secretarias municipais, bem como por representantes de comunidade quilombola e da Defesa Civil. O pedido pela capacitação veio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cametá.
A bióloga da Semas, Fernanda Cunha, explica que o principal objetivo das capacitações em educação ambiental é orientar os servidores municipais e a sociedade acerca da importância das boas práticas ambientais, para que possam se tornar agentes multiplicadores dos ensinamentos adquiridos no decorrer do curso.
“O objetivo da atividade é capacitar servidores municipais e a sociedade por meio de debates sobre mudanças climáticas, crise ambiental, economia circular, serviços ecossistêmicos e biomas brasileiros, tornando-os agentes multiplicadores de iniciativas e ideias de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas por meio de ações de educação ambiental. Os planos, programas e projetos do Governo do Estado e atividades da Semas também estão sendo discutidos com os participantes”, destaca Fernanda.
Sheila Barros, engenheira ambiental da Secretaria de Planejamento do município de Cametá, destacou que ações de capacitações promovidas pela Semas são de grande importância para os servidores municipais, uma vez que estão na linha de frente das políticas de preservação ambiental.
“Essas capacitações sempre são contribuições muito significativas para o aperfeiçoamento das equipes envolvidas em diversas frentes de trabalho. No caso particular, a capacitação e a educação ambiental é uma oportunidade única no contexto das discussões sobre as mudanças climáticas e o desenvolvimento de políticas públicas para a nossa região amazônica”, frisou a servidora municipal.
Texto: Lucas Quirino - Ascom/Semas