Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DOUTORADO

Iesp contribui com pesquisadora de Ciência Política de Universidade da França sobre avanços da Segurança Pública

Por André Macedo (SEGUP)
22/02/2024 15h22

As boas práticas em estratégia e os avanços que o Governo do Estado tem desempenhado na segurança pública tem chamado atenção de estudiosos do Brasil e do mundo. Nesta semana, um grupo técnico do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública (Segup), recebeu a visita da doutoranda Ruth Guichard, da Universidade de Bordeaux, França, que pesquisa sobre os avanços da segurança pública no Pará.

A pesquisa de doutorado de Ruth, que é paraense, é voltado para Ciência Política com o tema “Igualdade racial e segurança pública no Estado do Pará”. O objetivo é destacar as políticas públicas e o antiracismo em um Estado da Amazônia brasileira no período entre 2003 a 2016. Para realizar esta análise, a pesquisa tem como referência o capítulo do Estatuto da Igualdade Racial, que trata sobre a segurança pública.

“Meu objetivo é entender os desafios políticos e institucionais enfrentados pelos governos na implantação das ações previstas na Política Nacional de Igualdade Racial”, afirma a pesquisadora.

A pesquisadora esteve em 2021 na Segup, conhecendo o trabalho da Diretoria de Políticas de Segurança Pública e Prevenção Social (DPS), além do Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep), da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e desta vez com o Iesp para conhecer o percurso formativo dos agentes de segurança pública atendidos pelo instituto. 

“Para isso, estou realizando um levantamento de todas as ações ocorridas no Pará no período estudado, entrevistando os gestores envolvidos na implantação dessas ações, a fim de compreender o que foi feito, e com gestores atuais, a fim de entender o que temos atualmente previsto e os desafios enfrentados pela gestão na implantação dessas ações e a participação dos atores sociais no processo de implantação”, afirmou.

O Iesp tem colaborado na pesquisa reunindo informações sobre os avanços da atual gestão desde 2019, além de auxiliar o contato com os gestores das forças de segurança. De acordo com o assessor técnico do Instituto, coronel Elson Brito, a instituição tem oferecido total apoio.

“O Iesp tem colaborado sobre a nova roupagem da segurança pública, as melhorias e das novas tecnologias de 2019 até agora. Ela ficou impressionada pelas tratativas com grupos vulneráveis e atendimento, além da formação das forças que têm em toda sua base os direitos humanos, que dão retaguarda para o trabalho operacional, além de falarmos das Usinas da Paz, entre outros”, afirmou.

Segundo a doutoranda, este apoio tem sido de fundamental importância, pois além de ser uma estrutura de formação dos agentes públicos de segurança, é uma estrutura de geração de conhecimento na área. “Para mim, este apoio é uma validação da importância do estudo que estou desenvolvendo, pois enquanto pesquisadora, não oriunda do sistema de segurança, tive as portas abertas para ter acesso às informações sobre a formação desenvolvida no instituto e às produções acadêmicas geradas neste espaço”, finalizou.