Cosanpa começa envasamento de água que será doada no Círio
Serão preparados 50 mil copos com a água produzida no Complexo Bolonha, em Belém
Embalados pelo clima do Círio, a equipe da Companhia de Saneamento do Pará começou o envasamento dos copos de água que serão doados no Círio 2023. Seu Márcio Queiroz é devoto de Nossa Senhora de Nazaré e há 6 anos trabalha no setor da Cosanpa, onde acontece o processo.
“É muito satisfatório, me sinto muito orgulhoso fazer parte disso. Há vários anos fazemos a doação e quando chega nessa época, a gente fica mais feliz, mais orgulhoso ainda de fazer parte da equipe e dessa atitude da Cosanpa em doar a água para os romeiros que estão participando do Círio,” disse o técnico de operações do setor de envasamento, Márcio Queiroz.
O processo de envasamento começa com a água tratada no Complexo Bolonha. De lá, o líquido passa por uma série de processos de purificação e filtragem até a chegada nesta máquina que realiza todo o processo automatizado. São 5 fases: higienização, distribuição da água, selagem, lacre e data de validade. De toda produção são tirados 4 copos que seguem para o Laboratório Central da Cosanpa, onde a equipe faz as análises de controle de qualidade, comprovando o padrão de potabilidade.
“Toda vez que tem uma produção de água, ela vem pro laboratório, onde feitas análises de turbidez, de cor e PH. Essas análises precisam estar todas dentro do padrão de potabilidade. Além disso, verificamos se houve algum tipo de contaminação e da mesmo forma, precisamos encontrar um resultado de ausência em 100%”, destacou Arthur Ribeiro, técnico industrial da Cosanpa.
Por dia, a equipe consegue envasar até 400 caixas com os copos, o que dá 19 mil unidades. A previsão é sejam preparados 50 mil copos de água do Bolonha até o Círio, sendo 40 mil para a grande procissão e 10 mil para pontos de apoio aos romeiros.
Para o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior, “este é um trabalho de fé e dedicação. É um gesto de solidariedade que demonstra o compromisso da Cosanpa com nossa comunidade durante essa festividade tão especial”.
O trabalho de produção da água do Bolonha para o consumo acontece durante o ano todo. As unidades são enviadas para ações da Cruz Vermelha, hospitais, igrejas, órgãos e eventos do governo, por exemplo. Nesta época do ano, é inevitável que o trabalho da equipe tenha um gostinho especial.