Igeprev reforça ações de educação previdenciária
500 servidores já foram capacitados em mais de 07 palestras ministradas pelo Igeprev nos órgãos da administração estadual.
Luísa Porto palestrando sobre aposentadoria PGEComo parte do programa de educação previdenciária, criado para ampliar serviços e ações voltadas ao processo de aposentadoria, o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) iniciou um ciclo de oficinas e palestras sobre o tema em secretarias e órgãos públicos do Estado. Na primeira etapa do programa, servidores do departamento de recursos humanos da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Secretaria Estadual de Saúde (SESPA) e Secretaria Estadual de Segurança Pública (SEGUP), receberam treinamento para instruir devidamente o processo de aposentadoria, agilizando o trâmite documental e diminuindo o represamento de processos mal instruídos que acabam demorando mais em análise.
Nesta quinta-feira (18.11) foi a vez dos servidores da Procuradoria Geral do Estado (PGE) participarem. "É uma satisfação muito grande o Igeprev nos atender de pronto com uma temática tão importante, porque temos um corpo técnico que está prestes a se aposentar e precisa se informar sobre a previdência”, disse Clara Fonseca, coordenadora administrativa da PGE. A palestra foi ministrada por Luísa Porto, técnica previdenciária do Igeprev, especialista no assunto. “A ideia de descentralizar a educação previdenciária colocando as especificidades de cada órgão, faz com que os servidores consigam se enxergar na previdência, faz também com que eles possam se programar devidamente para aposentadoria e também no abono permanência”, disse Luísa.
Luísa Porto A agenda de 2021 encerra mês que vem, com uma oficina de forma remota para as Unidades Regionais de Educação (URE) de Marabá e Tucuruí. Em 2022, objetivo do Igeprev é expandir as ações de educação previdenciária. O presidente do Instituto, Giussepp Mendes, prioriza a difusão do conhecimento previdenciário: “Quanto mais educação previdenciária o Igeprev promover, mais os servidores públicos saberão seus direitos e os processos administrativos de aposentadoria estarão mais bem instruídos. O resultado é um serviço de melhor qualidade”.