Obras de reconstrução do Terminal Hidroviário de Monte Alegre estão em reta final
O novo equipamento vai integrar o modal hidroviário no Baixo Amazonas
O Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas Monte Alegre, no Baixo Amazonas, recebe obras de reconstrução e adequação realizadas pelo Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). O novo porto, que deve ser entregue em janeiro do próximo ano, vai beneficiar cerca de 60 mil habitantes da região.
"O Terminal Hidroviário de Monte Alegre tem grande circulação de passageiros e cargas, e com a reconstrução, vamos proporcionar mais desenvolvimento econômico e social para o município. Importante ressaltar que o terminal ganhará um conjunto naval composto por rampa metálica e flutuante para facilitar o embarque e desembarque de passageiros e cargas", frisa Abraão Benassuly, presidente da CPH.
No momento, os operários trabalham na pintura dos pilares, concretagem da área de embarque e acabamento das áreas externas. As rampas metálicas e os flutuantes para embarque e desembarque de passageiros também estão em fase de construção.
A obra é realizada de acordo com os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão que regulamenta portos pelo Brasil. Com a reconstrução e adequação, o porto ganhará sala de embarque, carrinhos para transporte de bagagens, salas para órgãos oficiais, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, lanchonete, guarda-volumes e guichês para vendas de passagens.
O Terminal também contará com estação de tratamento de esgoto, sinalização interna e novas instalações elétricas e hidrossanitárias. Já a obra naval compreende instalação de rampa metálica articulada e flutuante para embarque e desembarque de passageiros, equipamentos que o antigo porto não oferecia aos usuários.
Localizado às margens do rio Gurupatuba, o terminal hidroviário de Monte Alegre recebe embarcações que fazem várias linhas na região, com destinos para Belém, Santarém, Almeirim, Prainha e Macapá, no Amapá.
O município de Monte Alegre tem mais de 60 mil habitantes e é o maior produtor de limão Taiti do Pará, com 95% dos agricultores familiares envolvidos nessa atividade. A fruta é, hoje, o carro-chefe da economia da cidade, cujo escoamento de produção será potencializado com a entrega do porto.
Integração
O Terminal Hidroviário de Passageiros de Monte Alegre vai ajudar na integração do modal hidroviário paraense, e se juntar aos terminais de Terra Santa, Faro, Curuá, Prainha, Almeirim, Santana do Tapará (distrito de Santarém) e Óbidos, já entregues no Baixo Amazonas pela CPH. Em breve, a Companhia vai entregar o Terminal Hidroviário de Santarém, já considerado o mais moderno do Brasil, consolidando assim o projeto fluvial na região.