Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"ATEG MAIS CACAU"

Projeto leva assistência técnica a produtores para melhoria da qualidade do cacau no Pará

Técnicos do Senar realizaram uma programação em 15 municípios com o objetivo de informar agricultores sobre a iniciativa que objetiva otimizar produção de cacau e gerar renda

Por Luana Laboissiere (SECOM)
10/11/2021 12h52

O Projeto de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Mais Cacau Incentivo, uma iniciativa que está levando acompanhamento técnico aos num formato inédito a 1.450 produtores do estado, é a porta de entrada para a produção de um cacau de melhor qualidade e também para a geração de renda. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o apoio das prefeituras municipais envolvidas no projeto. O trabalho recebe recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).

Durante 15 dias seguidos, os técnicos do Senar realizaram uma programação do projeto em 15 municípios, com o objetivo de informar os produtores rurais sobre a iniciativa. A ação se dividiu em duas regiões do estado: de 18 a 27 de outubro nos municípios localizados na extensão da Transamazônica (Brasil Novo, Uruará, Placas, Novo Repartimento, Pacajá, Anapu, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Altamira) e de 28 de outubro a 1º de novembro em quatro municípios da Região de Integração do Baixo Tocantins: Baião, Igarapé-Miri, Mocajuba e Cametá. Também foi realizado o cadastramento de novos produtores, além do repasse de informações de como funciona a assistência técnica continuada. Uma vez ao mês, durante dois anos, um técnico do Senar visitará as propriedades selecionadas para dar orientações sobre boas práticas.

Oportunidade

Felipe Alves dos Santos, do município de Novo Repartimento, Brício Silva, do município de Placas, Jeilson Gomes, de Pacajá e Daniela Ferreira, de Anapu, são alguns dos produtores selecionados em diferentes municípios do estado que participam do projeto.

Para Felipe Alves, por exemplo, a inclusão no programa oferece uma parceria mais estreita entre o produtor e as instituições públicas e privadas, o que deverá acarretar um cacau de melhor qualidade. “Para mim é algo novo, pois nunca tivemos esse tipo de assistência; eu quero abraçar essa oportunidade e aprender mais, a gente passa a ter mais conhecimento sobre o cacau e isso é importante”, frisou o agricultor.

A colega de ofício, Daniela Ferreira, disse que ela, assim como o grupo de produtores ao qual integra, está satisfeita de estar inclusa no Ateg Mais Cacau. A agricultora diz ter consciência que os resultados dependem muito da resposta de cada um. “Agora vai caber a cada produtor rural colocar em prática as orientações que iremos receber em campo; só temos a agradecer por essa oportunidade que estamos recebendo aqui”, ressaltou.

O programa foi lançado em junho deste ano, nos municípios situados na região do Xingu, mais precisamente, na comunidade do Assurini, localizada em Altamira. Inicialmente, foram selecionados 250 produtores, mas ampliou o número em mais 1.200 agricultores.

Integração

O secretário-adjunto da Sedap, Lucas Vieira, ressalta que o trabalho integrado entre as instituições parceiras é de fundamental importância, pois está levando aos produtores formas de aumentar a produtividade e aumentar a renda. “É muito bom a gente constatar o bom andamento desse projeto que visa levar uma forma de assistência técnica pioneira aos produtores”, avaliou.

 O gerente de assistência técnica do Senar, Dácio Carvalho, também fez um balanço positivo da ação. A expectativa, segundo ele, é que o resultado final também seja um sucesso. “Há regiões que a gente não imaginava o quanto existia a necessidade de estar colocando em prática esse modelo de assistência técnica e gerencial do Senar. Só temos a agradecer a parceria com o Governo do Estado, através da Sedap e o apoio da Ceplac e das prefeituras municipais; juntos, abraçamos essa iniciativa e com certeza ela já começa vitoriosa. É a união de forças entre as instituições em prol do produtor rural, do progresso da cacauicultura do estado do Pará”, declarou Carvalho.

 A dinamização do trabalho ofertado pela Sedap e Senar foi aprovada também pelos secretários de agricultura locais. Romero Batista, da Secretaria de Agricultura do Município de Anapu, ressaltou que é a primeira vez que esse tipo de assistência técnica chega ao produtor local. “Agora, a produção irá se dar de melhor qualidade e de uma forma bem justa”, opinou o gestor.

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap