Hemopa conta com parcerias para elevar número de coletas neste sábado
Neste sábado (28), a Fundação Hemopa, em parceria com a sociedade, promove campanhas de incentivo à doação de sangue para reforçar o estoque de sangue do hemocentro, que ainda enfrenta dificuldades com a evasão de voluntários de até 30%, causando prejuízos ao atendimento integral da demanda transfusional de mais de 200 hospitais no Pará.
As ações ocorrem de 8h às 16h, na sede do Hemopa, em Belém, com o Instituto Aster, por meio do projeto do Aniversariantes Solidários. Haverá ainda a participação dos grupos Amigos Solidários e Deu Branco, Vem Comigo, que vão levar candidatos à doação de sangue para aumentar o número de coletas. Ações similares estão sendo desenvolvidas na hemorrede estadual em Castanhal, Marabá, Santarém, Altamira, Tucuruí, Abaetetuba e Capanema.
A estudante de fisioterapia Evelyn Carolynne Vieira Nascimento, 25 anos, é presidente e fundadora do Instituto Aster, e ressalta que a campanha de doação de sangue é uma forma de comemorar os aniversários do mês de janeiro. “A ideia é arrecadar o maior número de doadores e cadastro de medula óssea. Resolvemos pedir isso de presente aos nossos amigos”.
Por ter peso incompatível, ela ainda não pode doar sangue, mas é cadastrada no banco de doadores de medula óssea, e há mais de dois anos comemora o aniversário no Hemopa. “Este ano eu e minhas amigas resolvemos comemorar todas juntas e, assim, conseguir o maior número de doadores no Hemopa”, afirma.
A gerente de Captação de Doadores do Hemopa, Juciara Farias, agradece pelas ações solidárias. “Nossos agradecimentos a todos que dedicam um tempo de vida para sensibilizar pessoas para doação de sangue. Precisamos sempre somar esforços em torno da causa da doação de sangue no Estado”.
O Instituto Áster é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 14 de novembro de 2014 por um grupo de pessoas que têm como objetivo em comum proporcionar a adultos, jovens e crianças de baixa renda, portadores de câncer, melhores condições de tratamento. “A melhoria da autoestima é um dos fatores que colaboram para melhor prognóstico. Fazemos visitas nos hospitais e casas de apoio, levando, além de doações materiais, carinho, amor, atenção e sorrisos àqueles que lutam contra o câncer”, explica a fundadora do instituto, que é mantido por doações da comunidade, colaboração de parceiros e ajuda de voluntários.
Podem doar sangue pessoas com boa saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e pesem acima de 50 quilos. Menores de 18 anos podem doar somente com autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, assinado e com foto, além de estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher, a cada três. Podem fazer cadastro de doação de medula óssea candidatos saudáveis e com idade entre 18 e 55 anos.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h.