Sine encaminha trabalhadores para entrevistas de emprego
“Nunca tinha participado de uma entrevista de emprego desse jeito. Esse momento foi muito importante para mim, pois tirou aquele nervosismo que temos quando chegamos diretamente para a entrevista com o psicólogo da empresa”, disse Shirley Bezerra, 28 anos, candidata a uma vaga de emprego numa empresa de serviços. Em busca de trabalho há seis meses, ela participou de uma pré-seleção nesta quarta (15) e quinta-feira (16) feita pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Cerca 150 pessoas que buscam trabalho participaram da pré-seleção. Ao todo, 80 candidatos foram pré-selecionados e encaminhados pela Seaster para entrevistas com a empresa, que vai contratar 40 trabalhadores. O Sine oferece serviços gratuitos de intermediação de mão de obra entre o empregador e o trabalhador.
Com esse serviço as empresas podem contratar funcionários dentro do perfil solicitado, dando ainda oportunidade ao trabalhador que estiver iniciando ou retornando ao mercado. Também é feita a pré-seleção com os psicólogos do Sine, quando é analisado o perfil do trabalhador conforme os requisitos exigidos pela empresa. Ao final o Sine encaminha a pessoa para a seleção, que será feita pelo empregador.
O gerente do Sine, César Marba, destacou a importância dessa dinâmica com os psicólogos antes da entrevista com a empresa. “A pré-seleção dos candidatos já cadastrados no Sine e que estão desempregados é fundamental para conseguirmos chegar mais próximo do que a empresa solicita no que diz respeito à escolaridade, experiência na função e qualificação”. A dinâmica é feita toda vez que uma empresa procura o Sine para fazer uma grande seleção de trabalhadores.
“Inicialmente coletamos com a empresa o perfil da vaga, com as características de personalidade e comportamento necessárias. Quando aplicamos a dinâmica, verificamos tudo isso, inclusive a experiência da pessoa na função. Sabemos que só na entrevista com a empresa não é possível perceber esses detalhes. O objetivo é levar os candidatos mais aptos e que mais se encaixam no perfil da vaga para a entrevista da empresa”, explicou o psicólogo Rubens Duarte, da Seaster.
O Sine dispõe de informações sobre as exigências dos empregadores. Busca-se, dessa forma, a redução dos custos e do tempo de espera tanto para o trabalhador, quanto para o empregador. O banco de dados é formado por trabalhadores que procuram o serviço para se inscrever no cadastro de emprego. Para ter acesso a ele, a empresa pode procurar qualquer posto de atendimento do Sine.
Esse serviço só funciona se tivermos contato direito com as empresas. Apenas o cadastro do currículo dos trabalhadores não é suficiente para que possamos intermediar essa mão de obra. Precisamos que as empresas nos procurem também para cadastrarmos essas vagas e, assim, conseguirmos encaminhar esse trabalhador para a vaga de emprego disponível”, destacou César Marba.