Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo do Estado entrega trechos do Projeto de Macrodrenagem do Canal do Tucunduba, em Belém

Por Matheus Rocha (SEAC)
12/01/2021 16h06

No dia em que Belém comemora aniversário de 405 anos de fundação, o Governo do Estado presenteou a cidade e seus moradores com a entrega dos dois primeiros trechos do projeto de Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que compreende o perímetro entre a rua São Domingos e a Passagem 2 de Junho, no bairro da Terra Firme. 

Iniciadas na década de 90, as obras no canal se arrastaram durante décadas. Anos difíceis para moradores como a dona Antônia Maria, que há 40 anos mora na Rua da Olaria, bairro da Terra Firme. “Aqui, antes, enchia muito. Toda chuva alagava. Agora, depois da obra, fizeram o canal, tiraram as casas irregulares e o lixo. Antes era uma bagunça danada, agora melhorou. Já não enche mais”, afirmou a moradora. 

O Governador Helder Barbalho falou sobre a satisfação em entregar a obra no dia do aniversário de Belém e anunciou que os trabalhos no projeto de macrodrenagem do Tucunduba vão seguir.

"Vamos continuar as demais etapas, que vão totalizar 3.500 metros de canal. Toda essa área sendo urbanizada, com tratamento de esgoto para que a água despejada seja tratada, trazendo uma nova vida para essa região. São 250 mil pessoas diretamente beneficiadas .Este é um compromisso do Governo para garantir com que este desafio de trazer infraestrutura e saneamento para Belém possa ser resolvido.” - Helder Barbalho. 

Outro morador que conhece muito bem a história da bacia do Tucunduba é Silvio Rocha, atual presidente da Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO). Formada por moradores dos bairros atendidos pelo projeto de macrodrenagem, a comissão tem a função de fiscalizar e acompanhar o andamento das obras do Governo do Estado no local. Para ele, a entrega dos primeiros trechos do projeto representa uma satisfação muito grande. “A gente vem acompanhando essa obra há mais de 20 anos. Pra gente fica a sensação de dever cumprido. Agradeço ao Governo do Estado pelo empenho de quem não mediu esforços para atender os anseios da nossa comunidade. Nosso muito obrigado!”, declarou o morador. 

Durante a cerimônia de entrega, o Governador Helder Barbalho falou também sobre a importância desta que é uma das maiores e mais importantes obras de infraestrutura já realizadas no município de Belém.

“O canal do Tucunduba tem uma repercussão fundamental para bairros como a Terra Firme, Guamá, Canudos e Marco. Toda essa região dialoga diretamente com o canal e é fundamental que o mesmo possa estar urbanizado, com infraestrutura adequada para que a água possa fluir, evitando os alagamentos, que trazem transtornos para a população”.

O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, também participou da entrega e destacou os benefícios à população. “Estamos colocando os interesses dos cidadãos acima de qualquer diferença. Pode ter certeza que a partir de hoje a manutenção do Tucunduba será feita. Quem ganha com isso é o povo. Mais segurança e mais dignidade.” destacou o gestor municipal. 

A cerimônia de entrega dos primeiros trechos do Tucunduba também contou com a participação de vereadores de Belém e deputados estaduais e federais. “Todos estamos no mesmo barco e moramos na mesma cidade. Todos queremos o progresso para o nosso Estado. Esta obra vai melhorar a qualidade de vida do povo que aqui mora. Belém precisava dessa parceria. Chega de brigas, chega de disputas políticas. 2021 é um ano de esperanças.” destacou o deputado Federal Cássio Andrade. 

GERAÇÃO DE EMPREGOS - Além dos benefícios de infraestrutura, as obras de macrodrenagem no canal do Tucunduba também geraram centenas de empregos para operários, engenheiros e outros trabalhadores. 

O trabalhador Antônio Alexandre da Silva foi contratado há quatro meses para trabalhar nas obras do canal. Morador do bairro da Terra Firme, ele aproveitou a oportunidade de emprego e, ao mesmo tempo, de mudar a realidade do bairro onde mora. 

“Eu sou morador da rua Lauro Sodré. Posso dizer que melhorou muito, pra todo mundo. Agora as pessoas podem caminhar. Antes alagava tudo, agora não alaga mais. Eu estava desempregado e agora estou tempo uma oportunidade de emprego para melhorar a minha vida e minha renda” afirmou Antônio. 

OBRAS CONTINUAM - Além dos dois trechos entregues nesta terça-feira, o Governo, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), segue trabalhando na conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto do Riacho Doce, localizada na Avenida Tucunduba, que tem previsão de finalização para o mês de Abril, e no terceiro trecho do canal, da Rua Dois de Junho até à travessa Vileta, que está com o cronograma de obras avançado e tem entrega prevista para o início de 2022.

O titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Ruy Cabral, falou sobre o desafio assumido pela secretaria de concluir as obras no Tucunduba. “O Governo do Estado assumiu a responsabilidade em terminar a obra, com responsabilidade e compromisso com o povo de Belém. Estamos hoje finalizando a parte urbanística de 1,5 km do trecho da São Domingos até a 2 de Junho. Sabemos que ainda temos a Estação de Tratamento de Esgoto, que não constava no projeto inicial. Mas entendemos a necessidade da construção para cuidar da qualidade da água que será lançada nos canais. Também temos as Estações Elevatórias, que serão finalizadas até o mês de Abril.

Segundo o Governador Helder Barbalho, o objetivo é seguir com a macrodrenagem do canal do Tucunduba até a Travessa da Vileta, no bairro do Marco. "Estamos dialogando também para a inclusão do canal da Mundurucus, além de outros canais que a prefeitura de Belém deve fazer as intervenções. Temos também a entrega de habitacionais que estão sendo prontos, além da da central de tratamento de esgoto para esta região da cidade. É um investimento de R$200 milhões Governo do Estado para garantir esta, que junto da bacia do Una, é a maior intervenção em saneamento de Belém.