Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO
English Version

Hospital da Mulher do Pará oferece consultas e exames para manter a saúde do coração

A unidade hospitalar entregue pelo Estado fortalece a rede pública de cuidados com a saúde feminina

Por Helen Alves (HMPA)
26/04/2025 11h41

Ao integrar a linha de cuidados com a saúde da população feminina, o Hospital da Mulher do Pará (HMPA), em Belém, dispõe de consultas e exames para diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Doenças que afetam a saúde do coração são a principal causa se morte no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e entre elas estão a hipertensão arterial, que ocasiona acidente vascular cerebral (AVC), e infarto.

A prevenção é o melhor caminho para evitar agravos. É essencial aferir a pressão arterial regularmente, principalmente após os 40 anos ou em casos de histórico familiar. Heloísa Helenna, 65 anos, relata que tem casos na família e, quando apresentou os primeiros sintomas de pressão alta, procurou um cardiologista. “Minha mãe sofria de hipertensão, e já sabia que era preciso ficar alerta. Quando comecei a sentir algumas pontadas no peito, fiquei preocupada. Ao ir no médico, fui diagnosticada também com a doença”, conta Heloísa.

Hospital da Mulher amplia o atendimento gratuito na rede pública estadual de saúde

Com o monitoramento, ela está fazendo exames no Hospital da Mulher do Pará, após ser encaminhada por uma Unidade Básica de Saúde de Belém. “Vou fazer meus exames de mapa, teste ergométrico e um holter. Já fiz os exames de sangue, e depois vou voltar com a médica para avaliação”, acrescenta a paciente.

Estilo de vida - O tratamento da hipertensão é feito, em grande parte, com mudanças no estilo de vida: alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos, controle do peso, redução do consumo de sal e evitar consumo de álcool e cigarro. Em muitos casos, também é necessário o uso contínuo de medicamentos.

Segundo a diretora Técnica do HMPA, médica intensivista Nelma Machado, “além de especialidades médicas, como a cardiologia clínica, ginecologia, mastologia, cirurgia geral, cirurgia vascular e cirurgia plástica, nós temos ambulatórios de fisioterapia, enfermagem e psicologia, e ainda exames laboratoriais e de diagnóstico por imagem. As consultas e exames vêm regulados via Sistema de Regulação Estadual de Saúde. O atendimento é especializado às mulheres, e é essencial para garantir um cuidado integral, respeitoso e humanizado, considerando as especificidades do público feminino e a necessidade de políticas de saúde voltadas para essa população”.

Para ser atendida no Hospital da Mulher, a paciente deve, inicialmente, buscar atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em unidade do município onde reside ou na região mais próxima, além do encaminhamento médico disponível nas Usinas da Paz.

Caso um especialista identifique a necessidade de um atendimento de maior complexidade, o pedido de encaminhamento é enviado à Central de Regulação do Estado (CER), via Sistema Estadual de Regulação (SER), verificada a disponibilidade de vaga e o paciente é direcionado ao local adequado.

Serviço: O serviço de Ambulatório da Cardiologia do Hospital da Mulher funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e o Serviço de Diagnóstico por Imagem das 7h às 16h.
O Hospital da Mulher do Pará está localizado na Avenida Gentil Bittencourt, n° 2175. Bairro de São Brás.