Segup reúne mais de 100 servidores na Corrida e Caminhada para promoção de bem-estar
A iniciativa ofereceu ainda mais de 300 atendimentos médicos em órgãos da Segup, Corpo de Bombeiros Militar e polícias Civil e Científica

“Nós, servidores do Sistema de Segurança, precisamos de momentos como esse, que fazem com que nos sintamos ainda mais pertencentes ao Sistema e cuidados por meio dessas práticas. Fazer um evento com atividades físicas voltadas ao servidor é uma forma de cuidar e também de integrar cada órgão, misturando lazer e saúde. Portanto, me sinto feliz em participar da primeira corrida e caminhada, e por receber o incentivo para estar sempre atenta à qualidade de vida e saúde física e mental”, disse a delegada Leina Souza, uma das participantes da 1ª Corrida e Caminha para a Promoção de Saúde e Bem-Estar, promovida pelo Governo do Pará, por intermédio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup)/Diretoria de Políticas e Prevenção Social (DPS), e do Projeto Bem-estar.
Na manhã deste sábado (26), aproximadamente 100 servidores do Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds) participaram do evento esportivo e de saúde, um trajeto de 4 quilômetros no Portal da Amazônia, em Belém, que concluiu a 1ª Ação integrada para promoção de saúde e bem-estar dos servidores do Sieds.

Prioridade - A programação reforça a valorização dos servidores, uma das prioridades da gestão, e ofereceu palestras sobre saúde e qualidade de vida, além de mais de 300 atendimentos médicos em órgãos da Segup, Corpo de Bombeiros Militar e polícias Civil e Científica. Os serviços foram iniciados na última terça-feira (22), finalizando neste sábado (26), com a corrida e caminhada.

“Nós avaliamos como uma ação muito positiva com os servidores e agentes do Sistema de Segurança de modo geral, tanto pelo envolvimento que os atendidos tiveram, como pelo cumprimento do objetivo principal, que era alertar e orientar a todos sobre a necessidade maior de estar atento à saúde, que vem em primeiro lugar. Os servidores que atendem e servem à população também precisam de cuidados. Após todos os atendimentos durante a semana, separados em cada órgão, hoje tivemos um momento de integração, mais descontraído e muito positivo para as instituições”, afirmou a diretora de Políticas e Prevenção Social da Segup, delegada Ariane Santos.
Acolhimento - Para a capitã Luana Alves, coordenadora do Projeto Bem-Estar, desenvolvido pela Segup, o objetivo principal da iniciativa é promover o cuidado com a saúde mental e física dos servidores. Segundo ela, além do atendimento biopsicossocial, realizado desde 2022, é fundamental promover ações pontuais que acolham, atendam e garantam atendimentos mais ampliados a todos.

“O Projeto teve início com o foco de cuidar da saúde física e mental dos servidores, com atividades integradas em cada órgão, consultas médicas e atendimentos com nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas. Hoje encerramos essa primeira ação com a realização de atividades físicas, fazendo com que o servidor se movimente, esteja motivado e venha despertar para a importância desse autocuidado. Queremos mostrar o quanto a Segup se importa com os servidores, e tem criado projetos visando à saúde do servidor. Finalizamos com a certeza do sucesso dessa primeira ação, que fez com que todos se sentissem bem e acolhidos”, ressaltou.
O Projeto Bem-Estar oferta assistência biopsicossocial aos servidores da Segup, a seus dependentes e agentes do Sistema Estadual de Segurança Pública. Entre as atividades desenvolvidas estão o atendimento psicossocial individualizado, ações preventivas e valorização e desenvolvimento pessoal e profissional.