Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FASE VERDEJANTES
English Version

Polícia Civil dá continuidade à Operação Muralha no bairro Águas Lindas, em Ananindeua

As equipes integradas abordaram condutores para identificar possíveis carros e motocicletas roubados

Por Jeniffer Terra (PC)
26/04/2025 14h23

O governo do Estado reforça sua presença no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). Equipes da Polícia Civil deram continuidade à Operação Muralha - fase Verdejantes na manhã deste sábado (26). Condutores de carros e motocicletas foram abordados pelos policiais, em verificação de possíveis veículos roubados ou furtados no bairro.

Policiais em atuação na fase Verdejantes da Operação em Águas Lindas

“Nossas equipes retornaram hoje para continuar os trabalhos iniciados ontem e reafirmar a presença do governo do Estado, reforçando a segurança pública no bairro. Na ação de hoje, coordenada pela Diretoria de Polícia Especializada (DPE), o foco foi coibir a atuação de uma facção criminosa que, recentemente, ateou fogo em dois ônibus”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly.

O enfrentamento sistemático ao crime organizado ocorre no local identificado como ponto estratégico de atuação dos criminosos. Na manhã de sexta-feira (25), câmeras utilizadas por faccionados no monitoramento de ruas do bairro foram apreendidas e apresentadas à autoridade policial da Delegacia do Conjunto Júlia Seffer, às proximidades.

Apoio tático - Abordagens e incursões táticas foram realizadas durante a ação integrada da Delegacia de Repressão a Facções Criminosas (DRFC), unidade vinculada à DPE, e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core). Houve ainda o apoio tático da Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (Cime), vinculada à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), para localizar e prender foragidos do sistema prisional que estejam agindo sob o comando de organizações criminosas.

“Foram levantadas estratégias de monitoramento da área. Ontem ocorreu a presença das unidades da Diretoria de Polícia Metropolitana. Para hoje, ficou definida a atuação das unidades vinculadas à Diretoria de Polícia Especializada, principalmente da DRFC, que atua especificamente no combate às facções criminosas”, pontuou o delegado Evandro Araújo, diretor da DPE.

Policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DRFRVA), da Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe) e da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) também participaram, dando apoio técnico e operacional.

“A Operação Muralha - fase Verdejantes reforça o compromisso do governo do Estado e da Polícia Civil do Pará com a segurança da população paraense. Nos próximos dias acontecerão outras ações de equipes da PCPA para garantir o bem-estar dos cidadãos e o combate direto ao crime organizado”, adiantou o delegado Raimundo Benassuly.