Estado entrega 800 livros para a primeira 'Quilomboteca' do Caeté, em Bragança
As obras de autores paraenses foram entregues à biblioteca pela Fundação Cultural do Pará, a fim de incentivar a leitura entre crianças, jovens e adultos do Quilombo do América
A primeira biblioteca pública comunitária em um território quilombola foi instalada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, na tarde de sexta-feira (25). A “quilomboteca” está localizada no território Quilombo do América, município de Bragança, na Região de Integração Rio Caeté, nordeste paraense. O Quilombo do América tem mais de 200 anos de existência, e teve seu território legalizado pela Fundação Cultural Palmares em 21 de janeiro de 2015.

A “quilomboteca” foi instalada na sede da Associação Remanescente Quilombo do América (Arquia). Roseti Araújo, presidente da Associação, ressaltou a importância do trabalho realizado pela FCP. “Nossas crianças têm ainda muita dificuldade para ler. Algumas ainda não aprenderam, e outras não desenvolveram o hábito. Por isso, todo esse trabalho de incentivo à leitura e entrega de livros é muito importante para nossa comunidade. Leitura é conhecimento e fortalecimento. É através da educação que vamos formar novas lideranças quilombolas”, disse Roseti Araújo.

Acervo - Formada atualmente por 505 quilombolas, a comunidade recebeu da FCP 800 livros de autores paraenses. O diretor Administrativo e Financeiro da Fundação Cultural, Ygor Kahwage, destacou durante a entrega das obras a importância do fortalecimento do espaço de leitura e conhecimento.
“É muito gratificante fazer uma entrega desta envergadura, de 800 livros, para o fortalecimento desta bela iniciativa da comunidade para incentivar o hábito da leitura. Através da leitura é possível chegar a qualquer lugar. O conhecimento é libertador. E a missão da FCP é democratizar o acesso à cultura e ao conhecimento em todos os cantos do Pará”, ressaltou.
Oficina - A entrega de acervo para a “quilomboteca” marcou também o encerramento da Oficina de Leitura e Escrita Quilombola, promovida pela Fundação entre os dias 21 e 25 deste mês, em três territórios: Quilombo do América, Quilombo do Torres e Quilombo da Pontinha - os dois últimos localizados em Tracuateua, município distante 17 km de Bragança. Ambos também receberam da FCP livros de autores paraenses.

A Oficina “Tem Leitura no Quilombo” é promovida pela Fundação Cultural com o objetivo de fortalecer o processo identitário, além de estimular e desenvolver a prática de leitura. A ação integra o "FCP por Todo Pará", programa de arte e cultura que visa fortalecer a produção em diversas linguagens artísticas e manifestações de valorização da identidade.