Operação Festas Seguras 2025 entra na fase final com reforço de ações no primeiro fim de semana de 2026
Governo do Pará intensifica policiamento e ações integradas em praias e balneários para garantir tranquilidade de moradores e turistas
O Governo do Pará, por meio do Sistema de Segurança Pública, intensificou neste primeiro fim de semana de 2026 as ações da Operação Festas Seguras 2025, com reforço do policiamento e de estratégias preventivas em 23 localidades do Estado, especialmente em praias e balneários mais procurados por paraenses e turistas. As ações seguem até a próxima terça-feira (6), quando as equipes de reforço retornam às suas bases.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o objetivo da etapa final da operação é manter a tranquilidade da população durante o período de maior fluxo do início do ano, com presença ostensiva das forças de segurança, monitoramento contínuo e ações integradas de prevenção.
“Mais uma operação Festas Seguras está finalizando, entretanto, mesmo na reta final, seguimos com ações intensificadas, principalmente nas praias e balneários onde as pessoas aproveitam o primeiro fim de semana do ano, a exemplo de Salinas. O policiamento segue reforçado, assim como as ações da Defesa Civil e todo o nosso monitoramento, para que possamos concluir mais uma grande operação com êxito e garantir paz e tranquilidade à população”, destacou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Ações reforçadas em Salinópolis
Em Salinópolis, um dos destinos mais procurados do nordeste paraense, o movimento intenso de pedestres e veículos foi registrado desde as primeiras horas da manhã de sábado, sem intercorrências. A atuação integrada das forças de segurança garantiu um ambiente seguro para famílias e visitantes que escolheram as praias do município para o lazer.
Neste fim de semana, em razão da maré alta coincidir com os horários de maior fluxo de saída de veículos, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, a Polícia Militar e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) intensificaram ações preventivas de orientação, ordenamento do tráfego e desobstrução dos três principais acessos à Praia do Atalaia.
“O número de turistas e veranistas praticamente dobrou em comparação ao ano anterior. Estamos atuando de forma integrada com a Defesa Civil, Polícia Militar e Detran, tanto na prevenção de afogamentos e acidentes quanto no ordenamento dos veículos, devido ao avanço rápido da maré e à amplitude das ondas. São mais de 60 militares do Corpo de Bombeiros, além de agentes do Detran e da Polícia Militar, em um esforço conjunto para garantir a segurança de todos”, explicou o comandante do 13º Grupamento Bombeiro Militar, major Rodrigo do Vale.
Os guarda-vidas permanecem de prontidão durante todo o dia ao longo da faixa de areia. Além disso, bandeirolas instaladas pela Segup auxiliam na sinalização e no ordenamento do tráfego de veículos ao longo de cerca de três quilômetros da Praia do Atalaia, garantindo maior fluidez e segurança.
Policiamento ostensivo e monitoramento aéreo
O 44º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo em Salinópolis, reforçou as ações tanto na área urbana quanto nas praias, com o objetivo de prevenir delitos e assegurar a tranquilidade de moradores e turistas.
“Atuamos de forma integrada com o Corpo de Bombeiros e o Detran para controlar a entrada e saída de pessoas conforme a tábua de maré. Na área urbana, especialmente na região do Maçarico, realizamos policiamento ostensivo com bloqueios e incursões. O Atalaia exige atenção redobrada pela grande concentração de pessoas, e o foco é garantir trafegabilidade e segurança, sempre acompanhando a dinâmica da maré”, afirmou o comandante do 44º Batalhão da PMPA, tenente-coronel Jofre.
O Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Segup, também mantém sobrevoos em Salinópolis e em toda a região, reforçando o monitoramento aéreo e dando suporte às equipes que atuam nas vias e praias.
Operação Festas Seguras
A Operação Festas Seguras 2025 teve início em 5 de dezembro e segue até 6 de janeiro, com reforço de segurança em 23 localidades do Pará. A coordenação é da Segup, com atuação integrada da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica do Pará, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, Detran, Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, Centro Integrado de Operações, além da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
A operação também conta com a parceria da Polícia Rodoviária Federal e de órgãos municipais, como a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém, Guarda Municipal de Belém, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Belém, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Marituba, Guarda Municipal de Marituba e Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte de Marituba.
