Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JANEIRO BRANCO

Corpo de Bombeiros debate consequências do assédio moral

Psicólogo da corporação mostrou que essa violência tem impacto direto na saúde mental

Por Igor Luz (CBM)
30/01/2020 18h45

Promover o bem-estar dos militares e ressaltar a importância do cuidado com a saúde mental. Com esses objetivos, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, por meio do 1° Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), aderiu à campanha Janeiro Branco na manhã desta quinta-feira (30), iniciando a programação com o tema "Assédio moral no ambiente militar: Depressão e ansiedade como consequência".

O palestrante, major Mário Brito, psicólogo da Diretoria de Saúde da corporação, destacou os tipos de assédio praticados e como proceder nesse tipo de situação. "Estamos finalizando o mês de janeiro, quando a campanha foca na saúde mental, e essa programação é mais que oportuna para pensar no trabalhador. Ao pensar que nas relações humanas no trabalho há o assédio moral, é importante que se atente com urgência e discuta as nossas relações institucionais militares. O assédio moral traz inúmeros problemas pra vida desse trabalhador, na área ocupacional, funcional, familiar, variando até para a saúde física", afirmou o psicólogo.

O tenente-coronel Silva Júnior, comandante do 1° GBS, enfatizou a importância da saúde da mente no campo militar. "A proposta partiu da campanha nacional do Janeiro Branco, despertando em todos nós a ideia de fazermos uma programação voltada para o auxílio ao desenvolvimento das atividades do Grupamento. Trouxemos os psicólogos da Diretoria de Saúde para fortalecer o tema com palestra, que orientou os militares para a importância de se fazer uma autorreflexão. Isso é muito necessário devido às várias formas de se conviver com o problema da saúde mental”, ressaltou o comandante.

Equilíbrio - Segundo ele, a programação visa cuidar do ser humano, “peça fundamental da nossa instituição, que presta serviço à comunidade. Precisamos cuidar do nosso efetivo. Acredito que hoje foi um dia em que o tema abordado atingiu todos os objetivos. Para a tropa estar bem equilibrada precisa, além da saúde física, ter uma boa saúde mental para manter os militares operacionais em condição de prestar um serviço de excelência à sociedade", frisou o tenente-coronel Silva Júnior.

Diretor de Saúde do Corpo de Bombeiros, o coronel Roger Teixeira disse que "essa campanha foi abraçada pela corporação com o objetivo de trazer conhecimento e informação para prevenir a saúde do nosso efetivo, pois passamos por serviços que exigem muito do nosso emocional, que geralmente geram estresse e depressão, ocasionando problemas na mente. Isso nos mostra que o ‘Janeiro Branco’ deve ser discutido para evitar tais problemas. A Diretora de Saúde, hoje, conta com psicólogos que ajudam os militares, para conversar e entender cada situação".

Barreira - No dia a dia, o major Mário Brito orienta militares e civis a procurarem um profissional diante de sintomas de ansiedade e depressão. "O militar tem a característica de ser duro, rígido, de não mostrar ou falar de seus sentimentos. Isso é um problema, pois acaba criando uma barreira sobre quando procurar ajuda de um psicólogo. No ambiente de trabalho, tanto para militares e civis é muito importante que fiquemos atentos aos sinais de isolamento, ao desinteresse por uma atividade antes considerada prazerosa, à irritabilidade, à insônia, ao ganho ou perda de peso. Todos esses sintomas podem significar que o indivíduo precisa de um acompanhamento profissional”, ressaltou.

O palestrante lembrou ainda que não há um momento ideal para a pessoa procurar ajuda. “Parto do pressuposto de que todos nós deveríamos fazer uma psicoterapia, tanto para quem já tem o problema instaurado, quanto para aqueles que não têm, até para podermos viver melhor, de forma mais saudável e feliz", acrescentou o psicólogo.

Programação até sábado (1º de fevereiro):

Sexta-feira (31/01): Palestra com o capitão Rodrigo. Das 09 às 12 h.
Tema: Motivação profissional e pessoal no ambiente militar

Sábado (01/02): Evento “Meu quartel, meu lar”. Das 09 às 12 h. Manhã alegre com circuitos de aventura para filhos de militares, dinâmicas, brincadeiras e reunião da tropa.

Mais informações sobre a programação estão no link: https://www.bombeiros.pa.gov.br/noticias/corpo-de-bombeiros-promove-evento-alusivo-ao-janeiro-branco/