Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA MUNDIAL DA VOZ

Ophir Loyola alerta sobre a importância dos cuidados com a laringe

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/04/2019 12h11

Este ano, o Dia Mundial da Voz, celebrado nesta terça-feira (16), tem como garoto propaganda o ator Lázaro Ramos e traz o tema "Minha voz, minha identidade”. Em alusão à data, a Divisão de Fonoaudiologia do Hospital Ophir Loyola realizará até às 16h de hoje, no jardim interno do hospital, uma ação com o objetivo de alertar sobre a importância e os cuidados com a voz, além de orientar sobre a prevenção do câncer de laringe.

A laringe é um órgão em forma de pirâmide constituído por cartilagens, músculos e membranas. Essa estrutura funciona como uma válvula protetora que impede a passagem de ar durante a deglutição e, ao mesmo tempo, impossibilita a entrada de substâncias e partículas de alimentos penetrem na via respiratória. Outra funcionalidade é a produção dos sons e da voz.

Paranhos atua há 18 anos como cantor profissional. Há sete anos, devido à rouquidão frequente, descobriu que estava usando a voz de uma forma errada, forçando as "pregas vocais". “Esse tipo de informação sobre os cuidados é muito útil, principalmente para nós, profissionais, que utilizamos a voz como instrumento de trabalho”, disse.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de laringe ocorre predominantemente em homens acima de 40 anos, é um dos mais comuns entre os que englobam a região da cabeça e pescoço. A doença representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem essa área. A associação entre tabagismo e uso habitual de bebidas alcoólicas também aumenta consideravelmente o risco de desenvolver o tumor, além do histórico familiar, pois se há casos de câncer na família, a probabilidade também aumenta.

Atualmente, o Hospital Ophir Loyola atende cerca de 60 pacientes com diagnóstico de câncer de laringe, eles são orientados no pré e pós-operatório na Clínica de Cabeça e Pescoço e reabilitados no ambulatório. Os pacientes submetidos à laringectomia total - remoção da laringe devido ao câncer, incluindo a cartilagem tireoide, cordas vocais e epiglote - perdem a voz definitivamente e necessitam ser reabilitados com uma voz esofágica e/ou com laringe eletrônica.

Essa é a situação de Elso de Lima, 60 anos, que consumiu bebida alcóolica durante muitos anos e, somente ao perceber um ‘caroço’ e a piora da rouquidão, deixou de fumar.  O diagnóstico do cancro ocorreu em novembro de 2018, hoje se recupera de uma laringectomia total no hospital.

Segundo a chefe do serviço de fonoaudiologia do HOL, Brena Habib, é preciso ficar atento às mudanças na voz e ter cuidados necessários para a prevenção de doenças. Brena ressalta ainda que a prevenção começa desde cedo e que precisamos ter hábitos saudáveis para proteger este órgão tão delicado, que é a laringe. Ao perceber alguns sinais como rouquidão persistente por mais de 15 dias, dor ao falar e ao engolir, falta de ar ou ruído ao respirar e dificuldades para engolir, deve-se procurar um médico.

“A ingestão de água com frequência é um dos cuidados básicos.  A ingestão de maçã é importante, pois tem propriedades adstringentes que auxiliam na limpeza da boca e da faringe, favorecendo uma voz com melhor ressonância. É preciso dormir no mínimo 8 horas por dia e evitar dormir de estômago cheio para não provocar refluxo gastroesofágico, evitar choques bruscos de temperatura, assim como não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas, pois esses hábitos propiciam o aparecimento do câncer de laringe”, informou a fonoaudióloga.