Adolescentes atendidos pela Fasepa recebem ação de saúde
Os adolescentes atendidos na Unidade de Atendimento Socioeducativo (Uase) de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, receberam nesta quarta-feira, 11, ação de saúde promovida pela Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que oferece consultas médicas em duas unidades móveis. Também foram atendidos jovens que cumprem medidas socioeducativas nos centros Socioeducativo Feminino (Cesef) e de Adolescentes em Semiliberdade (CAS).
Entre os serviços oferecidos, estavam o de clínica médica, dermatologia, ginecologia e farmácia, em ação que começou na terça-feira, 10, e que teve grande participação dos adolescentes internos. Entre eles, está a jovem J. R. S., 17 anos, que está há dois meses no Cesef. Ela foi até o mutirão para receber atendimento com clínico geral e destacou a atenção da equipe médica no momento da consulta. “Eles me receitaram um remédio para dor de cabeça e me receberam com muita atenção”, disse.
O interno do CAS A. C., 17 anos, foi até o mutirão porque estava com gripe e aproveitou o atendimento para se consultar e retirar os remédios na farmácia para cuidar da doença. “Muita gente que está fora quer uma consulta dessa e fica muito tempo na fila esperando. Aqui fui logo atendimento, e a minha gripe não piora. Já peguei até o meu remédio para a gripe e dor de garganta”, contou.
Segundo Edivane Duarte, da Diretoria de Atendimento Socioeducativo da Fasepa, o adolescente interno precisa ter acesso à saúde, e a parceria com a Sespa fortalece as atividades já desenvolvidas regularmente nas unidades socioeducativas. “O que o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) aponta é que o adolescente está privado de liberdade, mas não dos seus direitos. Como o acesso à saúde está preconizado no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), vamos prosseguir com esse atendimento em outras unidades, como a Uase de Benevides e Ciam Sideral, entre outras”, afirmou.
A parceria entre Fasepa e Sespa também vai levar atendimentos de psiquiatria às unidades de internação. Os internos que apresentarem deficiência intelectual ou transtornos psiquiátricos e que sejam dependentes de álcool ou outras drogas receberão atendimentos nas próprias unidades.
Para a representante da Sespa e coordenadora da ação de saúde, Viviane Bernardes, a intenção é atender a demanda de todas as unidades socioeducativas e levar o atendimento ao Ciam e Csem, no bairro do Sideral, e Uase de Benevides até o dia 26 de fevereiro, além de definir a estrutura e calendário para o atendimento odontológico em todas as unidades. “Essa parceria está muito mais integrada. Atendemos quase a totalidade dos jovens de cada unidade. O próximo passo é o mutirão odontológico. Estamos definindo a estrutura para esse atendimento mais específico”, observou.
A ação de saúde segue nesta quinta-feira, 12, no Centro Socioeducativo (Csem), no Jardim Sideral, em Belém. No dia 24 serão atendidos os adolescentes do Centro de Internação do Adolescente Masculino (Ciam), também no Jardim Sideral, e nos dias 25 e 26, na Uase de Benevides.