Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Pro Paz realiza diferentes ações na capital e no interior do Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/11/2015 10h02

Levar serviços de cidadania para diferentes regiões do Estado e para a capital. É com este objetivo que o Governo do Pará, por meio da Fundação Pro Paz em parceria com a Defensoria Pública, Secretarias de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e o apoio da prefeitura de Belém promoveu, entre os dias  14 e 15 deste mês, diversas ações de cidadania na capital e no interior.

Em Belém, na sábado, 14, a ação foi realizada no bairro do Tapanã. No domingo, 15, a ação aconteceu na Praça da República. No interior a ação foi realizada no município de Salinópolis em ambos os dias. Durante os eventos, a equipe do Pro Paz Cidadania disponibilizou serviços de emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, 1ª e 2ª vias de Certidão de Nascimento, fotografias 3x4 e atendimento jurídico. Na Praça da República também foram oferecidos serviços de saúde com atendimento médico, vacinação e teste rápidos de HIV e Hepatites virais, além de atendimento odontológico.

“Fiquei sabendo da ação por uma vizinha. Isso foi muito bom pra mim, o atendimento foi bom e o serviço foi rápido. Agora vou poder começar a procurar por emprego”, afirmou Amanda Gabrielle, 18 anos, moradora do município de Salinópolis.

Maria do Carmo Santos, voluntária da Cruz Vermelha, aproveitou para emitir a segunda via do seu Rg durante a ação na Praça da República. "Sempre passeio por aqui e, quando soube da ação do Pro Paz Cidadania, aproveitei para emitir o meu documento. Já fazia dois anos que não encontrava tempo para emitir minha segunda via" relatou.

Hip-Hop - Mais do que uma ação de cidadania, na Praça da República o evento foi uma parceria entre a Fundação e o Movimento Hip Hop do Pará. No evento, foi comemorado os 22 anos do movimento organizado do hip hop no Pará com uma série de apresentações com professores dos polos do Pro Paz nos Bairros e convidados.

Fabricio Alves, ex-aluno do Pro Paz e atualmente professor da Fundação, conta que através do projeto e do hip-hop sua vida mudou. "Quem nasce na periferia pode ir pelo caminho ruim, mas quando entrei no Pro Paz vi que havia um caminho bom, um caminho certo que eu poderia seguir. Agora faço do meu caminho, um caminho de paz", disse Fabricio.

“O Governo do Estado, por meio da Fundação Pro Paz, trabalha através do movimento hip hop a disseminação da cultura de paz seja nas escolas ou nos bairros. A dança já faz parte da nossa grade de atividades dos nossos polos do Pro Paz e este é um movimento que veio para integrar em nossos projetos”, destacou o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt.