Caravana Pro Paz beneficia cerca de três mil pessoas em Curralinho, no Marajó
O município de Curralinho foi o segundo a receber a Caravana Pro Paz Cidadania 2015, no Marajó. No total, cerca de 3 mil pessoas foram beneficiadas pelos serviços disponibilizados pela Caravana, que este ano percorre cinco municípios: Bagre, Curralinho, Portel, Breves e Melgaço, totalizando 16 dias de ações.
Ana Maria Pinheiro, 36 anos, é moradora da comunidade do Rio Canatipu. Ela conta que aproveitou o final de semana para ir com a sua filha Ramelly Pinheiro, 11 anos, para o município para ser atendida pela Caravana Pro Paz. “Sou pescadora. Nossa comunidade fica no rio e para chegar aqui na cidade demoramos cerca de uma hora e meia de barco. Ainda não tinha conseguido me consultar e com a caravana consegui ser atendida e a minha filha também. Quando a caravana vem, ela dá esse suporte para o município e para as pessoas que moram mais distantes. Espero que o Pro Paz volte sempre porque assim como eu, várias outras pessoas precisam desse atendimento”, afirmou.
“Eu gostei do atendimento e a médica foi muito boa comigo. Ela colocou um aparelho na minha costa e me falou o porque das dores que eu estava sentido e da dor de cabeça também”, contou Ramelly.
Mayara Machado é uma das médicas que participam da Caravana. Ela afirma que o projeto tem sido uma experiência nova em sua carreira. “É muito gratificante fazer um trabalho em comunidades carentes, em municípios que por sua distância merecem uma atenção especial. Fazer parte da Caravana Pro Paz pra mim vem como uma nova experiência e como médica me sinto muito feliz em ajudar diferentes comunidade ao trazer estes serviços”, relata.
Moradora de Curralinho, Hilda Santos, 23 anos, aproveitou a ação para realizar a emissão de sua nova identidade, com seu nome de casada. “Até hoje não havia trocado minha identidade e isso causava diversos problemas. Fui muito bem atendida e recebi meu documento no mesmo dia. Nós, de Curralinho, sempre recebemos com muito carinho a Caravana do Pro Paz”, afirmou.
“A médica foi muito boa. Já precisava vir fazer alguns exames a meses e quando soube que a caravana estaria na cidade aproveitei. Aqui mesmo no hospital fui consultada e recebi meu remédio de forma gratuita. Estou muito feliz com o serviço”, contou Aurora Rodrigues, de 72 anos, que é hipertensa e aproveitou a ação para se consultar.
A ação no município foi encerrada neste domingo (29). Durante os três dias foram emitidas 700 carteiras de identidade, 336 carteiras de trabalho, 394 certidões de nascimento, 865 fotos 3x4, além de 190 atendimentos jurídicos. Entre os serviços médicos foram somados mais de 500 atendimentos. O próximo município a receber a Caravana será Portel entre os dias 1 e 3 de dezembro. Depois, a ação segue para Breves (5 a 8) e Melgaço (10 a 12).