Governador em exercício participa das comemorações pelo aniversário de Belém
O aniversário de Belém foi tema de várias homenagens, entre elas a da comunidade evangélica da Assembleia de Deus no Pará, realizada no Templo Central da Travessa 14 de Março, em Nazaré, que contou com a presença do governador do Estado em exercício, Zequinha Marinho. O culto em ação de graças foi celebrado na tarde desta segunda-feira, 12, pelo pastor e presidente da congregação Samuel Câmara, e foi acompanhado por centenas de pessoas, entre políticos, servidores públicos e fiéis.
No espaço aberto aos pronunciamentos oficiais, o governador em exercício fez uma retrospectiva histórica sobre a relação da Assembleia de Deus com a cidade, escolhida há mais de um século para sediar a Igreja-Mãe - como é conhecido o Templo Central da 14 de Março - e da alegria em poder celebrar junto com a comunidade evangélica uma data tão importante. “Belém, assim como o Estado do Pará, é uma terra abençoada. A despeito de todos os problemas que a cidade enfrenta, e que em nada diferem dos problemas de qualquer outra metrópole deste País, os avanços são inegáveis. Temos imensos desafios a enfrentar, por certo, mas se todos fizermos a nossa parte vamos conseguir vencê-los. Além de contribuir com atitudes cidadãs, também devemos pedir por aqueles legislam e governam para que Deus os inspire e dirija suas ações pelo bem da nossa gente".
Zequinha Marinho também destacou a parceria entre os governos estadual e municipal, que tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida da população, através de programas que beneficiam a capital, como Asfalto na Cidade, que garante a pavimentação de vias, e o Cheque Moradia, que assegura condições mais dignas de habitação; os investimentos em saúde, segurança e educação, com a reforma e ampliação de hospitais, delegacias e escolas", lembrou.
O prefeito Zenaldo Coutinho, presente à celebração, reforçou a importância da Assembleia de Deus para o avanço do movimento pentecostal no Estado, e mais especificamente em Belém, escolhida como ponto de partida para a expansão da igreja no Brasil. Foi aqui que os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg chegaram em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos, e fundaram, em 18 de junho de 1911, a Missão de Fé Apostólica, posteriormente denominada de Assembleia de Deus, a primeira do Brasil.
“Precisamos mais do que nunca, no momento em que o país tem profundas fragilidades éticas, familiares e sociais, termos cidadãos e cristãos pedindo as bençãos de Deus por todos nós. Que possamos no dia a dia fazer esse exercício para melhorar nossa cidade, nos esforços, na determinação, na transparência, na luta e na humildade, para que alcancemos os resultados que todos precisamos e queremos”, disse Zenaldo.
O prefeito reconheceu a importância do papel religioso e social que os evangélicos prestam à cidade. “Colocar no calendário oficial do aniversário esta programação é uma honra para a Prefeitura. Por isso estamos aqui, diante de Deus, para pedir a oração de vocês e reconhecer publicamente a importante contribuição que prestam a nossa cidade”, agradeceu.
Honra foi também a palavra usada pelo Pastor Samuel Câmara para definir a participação da comunidade assembleiana nas comemorações pelos 399 anos de Belém. “É uma homenagem que acolhemos com grande alegria e, em nome da Assembleia da Deus no Pará agradeço à Prefeitura de Belém por reconhecer a contribuição do povo evangélico e nos incluir na programação oficial de aniversário da cidade", reiterou.
A celebração contou, ainda, com a apresentação da orquestra sinfônica e também do coral composto por membros da Assembleia de Deus.
Medalha do Mérito
O governador em exercício também prestigiou a entrega da Medalha Francisco Caldeira Castelo Branco, maior comenda entregue pelo município, a personalidades e instituições que se destacaram em suas áreas de atuação e contribuíram para o desenvolvimento da cidade em 2014. A solenidade aconteceu à noite, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.
Entre os homenageados com a comenda estão o secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki; o Comandante Geral da Polícia Militar do Pará, Cel. QOPM. Roberto Luiz de Freitas Campos; e Isabela Jatene, membro do Comitê Gestor do Pro Paz.
Texto: Áurea Gomes - Ascom Vice-Governadoria