Militares ajudam a elevar o número de doações de sangue
No período de 2 a19 deste mês, 4.934 doadores voluntários compareceram à sede da Fundação Hemopa, o que resultou na coleta de 3.813 bolsas de hemocomponentes. Entre os doadores estão militares das Forças Armadas e da Polícia Militar. Durante a semana a PM mobilizou mais de 300 alunos do Centro de Aperfeiçoamento de Praças (Cfap). Juciara Farias, gerente de Captação de Doadores do Hemopa, explicou que o “Trote Solidário” é uma campanha interna do Cfap, definida pelo comando da PM. “Esta ação de responsabilidade social em prol do dever cívico que todos os militares têm estimula a doação voluntária de sangue”, frisou.
A cabo Cátia Regina, 46 anos, moradora do município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, fez sua primeira vez. “Acredito que essa excelente iniciativa tem grande importância social, pois me incentivou a superar o medo para doar sangue e salvar vidas”, disse Cátia, aluna do curso de Formação de Sargento.
O comandante do I Comando Aéreo Regional, major brigadeiro do ar Paulo Borba, foi ao hemocentro participar da campanha. Doador do tipo sanguíneo O Positivo, ele fez sua primeira doação de sangue para ajudar uma cunhada, que faria uma cirurgia. “Daí em diante não parei mais. Influenciei meus dois filhos, que hoje também são doadores. Doação de sangue é um ato de respeito ao próximo, um gesto de humanidade”, afirmou.
Juciara Farias reiterou que as iniciativas da PM e demais corporações militares contribuem para a manutenção do estoque técnico de sangue, necessário principalmente neste início de ano, quando o período chuvoso, as férias escolares e a preparação para o carnaval dificultam a doação voluntária.
Para suprir o estoque de sangue para atendimento durante o Carnaval, o hemocentro promoverá de 7 a 13 de fevereiro a campanha “No Carnaval, use a fantasia de salva-vidas. Doe sangue”. As doações também podem ser feitas nos municípios de Santarém, Marabá, Castanhal, Abaetetuba, Altamira, Redenção e Capanema.
Doação – Estão aptas a doar sangue pessoas com boa saúde, peso acima de 50 quilos e idade entre 16 anos completos e 69 anos. Menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou do responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto. É preciso estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três meses.
A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, bairro Batista Campos. A Estação de Coleta Hemopa Castanheira fica no térreo do Pórtico Metrópole, no acesso ao Shopping Castanheira, KM-01 da BR-316. As coletas são feitas de segunda até sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17 h. Mais informações pelo Alô Hemopa, 0800 280 8118, ou no site www.hemopa.pa.gov.br.