Secretário de Educação reúne com gestores de Unidades Seduc na Escola
Ao se reunir com gestores de Unidades Seduc na Escola (USE), responsáveis pela gestão de escolas públicas em Belém, o secretário de Estado de Educação, Helenilson Pontes, anunciou nesta terça-feira (20) uma série de medidas voltadas para dinamizar o funcionamento da Secretaria de Educação do Pará (Seduc) e, consequentemente, das mais de mil escolas com 650 mil estudantes nos municípios paraenses.
À tarde, Helenilson Pontes reuniu com uma comitiva de dirigentes e técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para tratar sobre ações para o ensino público estadual. Nesse conjunto estão incluídos obras e serviços administrativos relacionados à valorização dos profissionais e gestão em busca de resultados positivos para a educação paraense e, em particular, à implantação de um sistema de avaliação e acompanhamento do desempenho de estudantes por disciplina, mês a mês, com prova específica aos alunos.
Nesse sistema, o aluno terá o desempenho em matemática, português, história e outras disciplinas acompanhado por um grupo específico de profissionais, com abrangência em cada uma das escolas estaduais nas regiões administrativas do Estado. “Com esse levantamento, vamos ter informações atualizadas sobre cada estudante e vamos saber se o problema do ensino-aprendizagem está no aluno, como fruto de uma conjuntura socioeconômica, ou no sistema de ensino, possibilitando o planejamento pormenorizado no setor”, destacou o secretário Helenilson Pontes.
Identidade – Uma nova legislação específica de funcionamento da Seduc será encaminhada à Assembleia Legislativa, afirmou o secretário. Helenilson Pontes anunciou que o prédio sede passará por reforma geral e adaptações físicas. “A sede da Seduc e as próprias escolas precisam ter identidade, uma estrutura funcional, e já estamos agindo nesse sentido, inclusive, em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), para a informatização nos setores e digitalização de processos e documentos em geral”, afirmou o secretário, ao lado da secretária adjunta de Ensino, Ana Cláudia Hage.
Helenilson Pontes disse ser estrutural para diagnósticos, ações e resultados o intercâmbio entre a Seduc e as USEs e Unidades Regionais de Educação (UREs), que respondem por escolas no interior do Estado. “Quem faz educação não é o secretário, são os professores, gestores e funcionários que atuam na ponta, nas escolas. Vocês, portanto, são os meus olhos nas escolas, e juntos vamos mudar a realidade da educação do Pará, porque temos condições para isso. O que falta, na maioria dos casos, é gestão eficiente, com resultados positivos”, assinalou.
Escola em Outeiro ganhará nova sede
A Escola Estadual Franklin de Menezes, no Distrito de Outeiro, vai ganhar uma sede própria ainda neste primeiro semestre, disse o secretário de Educação, após ter comparecido à unidade escolar no fim de semana. Helenilson Pontes destacou que o novo piso salarial dos professores está em discussão pelos técnicos da Seduc e Secretaria de Estado de Administração (Sead), a fim de ser contornado o desafio do impacto do montante na folha de pagamento.
O secretário afirmou que a folha absorve 100% dos recursos destinados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e ainda é complementada em 20% pelo Tesouro Nacional. “Essa é uma discussão que temos, agora, com a União, porque ninguém discute que professor tem que ganhar bem, mas uma política de valorização desses profissionais tem de ter um sistema estruturado de financiamento, para que estados e municípios não fiquem engessados”, observou.
Na reunião no auditório da Seduc, Helenilson Pontes salientou ainda a atuação do governador Simão Jatene na renovação e reestruturação de programas e convênios de cunho educacional na Secretaria de Educação, para atendimento de estudantes nos 144 municípios do Estado. (Texto: Ascom Seduc)