Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

PM dá apoio a reintegração de posse na Mario Covas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/01/2015 06h23

A Justiça do Pará determinou a reintegração de posse de uma área ocupada irregularmente na região do bairro do Coqueiro, em Belém. A Polícia Militar do Pará coordena no início da manhã desta terça-feira (27) a operação de apoio para cumprimento dessa decisão. As propriedades, que ficam próximas do conjunto Satélite, possuem entradas pela rodovia Mário Covas, que foi interditada para o desenvolvimento da operação.

Além da Polícia Militar, secretarias e serviços do Estado darão apoio aos desdobramentos das ações que contam ainda com o trabalho integrado entre Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Detran (Departamento de Trânsito do Estado do Pará) e Polícia Rodoviária Estadual, com apoio da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Agentes de trânsito estão distribuídos ao longo da área para orientar motoristas e pedestres sobre a interdição e indicando vias alternativas até o fim do bloqueio.  

Desocupação - Atualmente, os terrenos particulares invadidos possuem cerca de 650 ocupações. A área total tem proporções relevantes e contém um grande número de moradias provisórias, além de pontos de furto de energia (gatos) e derrubada também ilegal de vegetação. As ordens judiciais de desocupação dos terrenos foram expedidas pelos juízes Mairton Marques Carneiro, da 6ª Vara Cível e Empresarial de Belém e Raimundo das Chagas Filho, da 11ª Vara Cível da Capital. As determinações judiciais de desocupação foram expedidas no final do ano passado e desde então a Polícia Militar vem informando ilegalidade da invasão do terreno, solicitando a desocupação da área, que não ocorreu.

Operação – O cumprimento da ordem judicial de desocupação terá na coordenação geral o Coronel Leão Braga, comandante de Missões Especiais da PMPA.  A operação envolve no total cerca de 300 policiais militares de diferentes unidades do Comando de Missões Especiais, Policiamento Especializado e Policiamento da Capital. Também foi acionado o efetivo do Corpo Militar de Saúde da PM e do Grupamento Aéreo da Segup, que estão mobilizados para a ação operacional e atendimento emergencial, condução e controle nas ações.

Caminhões para transporte de materiais e objetos pessoais das famílias presentes na região reintegrada também estão sendo utilizados bem como o serviço de atendimento médico emergencial em caso de necessidade.

<