Instituto Carlos Gomes registra nove faltas na segunda etapa de seleção
Nove candidatos faltaram na segunda etapa do processo seletivo para o curso de bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), neste domingo (22). Os candidatos tiveram cinco horas para responder questões de conhecimento específico em música. A prova específica abordou disciplinas como história da música, estruturação musical e percepção musical. Na segunda-feira (23) os candidatos fazem a prova prática. Estão em disputa 65 vagas.
O professor de música Christian Perrotta, 25, foi o primeiro a terminar a prova deste domingo. Ele acredita que estudar e se aperfeiçoar na música ajuda a valorizar a cultura do Estado. “Essa oportunidade é essencial. Nosso Estado tem uma tradição muito grande na música, e as pessoas procuram se aperfeiçoar cada vez mais, assim como eu. A única oportunidade que temos em bacharelado é aqui no Carlos Gomes. A gente sofre ainda com a escassez de especialização, e esse vestibular já é um bom início para continuar a tradição musical paraense”, disse.
O pianista Jessé Pinon, 21, estudou no Conservatório Carlos Gomes desde os 12 anos e passou a juventude se dedicando ao que mais gosta de fazer. Neste domingo, fez o vestibular para bacharelado em piano pela primeira vez, e diz que o amor pela música está no sangue. “Já fiz vestibular para Direito, já fiz artes, e agora estou aqui fazendo para música. É o que eu gosto de fazer. Espero obter um bom resultado aqui. A prova foi muito boa”, acrescentou.
A coordenadora do bacharelado em Música do IECG, Madalena Jorge Aliverti, classifica o vestibular deste ano como um dos mais especiais, pois é o primeiro em que a escola tem a certificação de instituto, devido aos investimentos feitos pelo governo do Estado. “Esse é um vestibular especial porque já faz parte do então Instituto Carlos Gomes. Temos uma tradição fantástica em música. Ano passado tivemos coisas maravilhosas, como por exemplo a reforma do instituto e a aquisição de novos instrumentos. Com isso tudo, garantimos mais qualidade de ensino aos nossos alunos”, afirmou.
No total, 67 candidatos estavam aptos a fazer as provas nas seguintes habilitações: instrumento, canto, composição e arranjo e regência de banda. A relação dos candidatos classificados na seleção para o curso de bacharelado em Música 2015 da IECG será divulgada no site.