Projeto ambiental da Seduc ajuda na geração de renda de 12 famílias do Aurá
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) desenvolve projetos importantes ligados a preservação e valorização do meio ambiente, dentre eles se destacam o Projeto Escola Verde, trabalhado dentro de escolas estaduais, e a Coleta Seletiva, desenvolvida na sede da Seduc, em parceria com todos os setores que integram a secretaria. O interesse maior da instituição é fortalecer a Educação Ambiental no estado, com foco na Responsabilidade Social e no Desenvolvimento Sustentável.
O “Escola Verde: Arborização, Horta e Paisagismo” é um projeto piloto que contribui para que a escola seja um local de referência sustentável, através da valorização da cultura do plantar, colher, da alimentação saudável, do cuidado com o aspecto paisagístico para o bem estar da comunidade escolar, assim como utiliza essas ações para a melhoria da qualidade do ensino/aprendizado no processo educativo. Participam as escolas Adebaro Klautau, Cordeiro de Farias, Yolanda Martins e Palmira Gabriel.
A escola Yolanda Martins é uma instituição de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e desenvolveu o projeto Escola Verde com os alunos que possuem Deficência Intelectual, conseguindo importantes resultados. “Os alunos conseguiram se socilizar dentro e fora da instituição, se interessaram por novos cursos relacionados à horta e paisagismo oferecidos por outras instituições de ensino'', destacou Maria José Robledo, professora referência do Yolanda Martins.
“Além do desenvolvimento de aspectos cognitivos que envolvem as três etapas da horta, preparação das leiras, plantio das mudas, irrigação e colheita, os alunos também utilizam esses frutos na alimentação escolar”, enfatizou ela.
Bons exemplos
Outro projeto ambiental que se destaca na Seduc é a Coleta Seletiva Solidária realizada na sede da secretaria. A coleta seletiva começou em 2011 e é realizada em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Aurá (COOTPA) e contribui diretamente com a geração de renda de 12 famílias que integram a cooperativa.
O projeto é pautado no Decreto Estadual 801/2008, que tem como objetivo principal adotar a política dos cinco R's (refletir, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) na organização e implantação da coleta seletiva nos órgãos públicos do estado do Pará, proporcionando a consolidação e valorização das políticas de Educação Ambiental.
“Esse projeto contribui muito com a geração de renda das famílias que integram a cooperativa. Fazemos a triagem do material reciclado e depois vendemos para a empresa que ficará responsável pelo repasse desse material para a indústria de papel, sendo uma excelente parceria com a Seduc, afirmou Noemia Nerys Pereira, presidente interina da COOTPA.
O objetivo essencial da Seduc é reduzir os impactos socioambientais gerados pela destinação incorreta do lixo. A coleta é realizada uma vez ao mês e arrecada em média 500 Kg a cada tonelada de material reciclável. O projeto se estende a todos os departamentos da secretaria e pode ser ampliado para as demais escolas da rede estadual de ensino.
De acordo com Ana Lúcia Picanço, especialista em educação da Coordenadoria de Educação Ambiental da Seduc, esse projeto é de fundamental importância para a secretaria. “É um órgão de fundamental importância para o estado, então, ter esses tipos de parcerias é de suma importância para o seu desenvolvimento e fortalecimento, principalmente de poder ajudar essas famílias que dependem desse tipo de trabalho”, afirmou ela.