Fapespa debate o monitoramento de indicadores em reunião sobre o PDRS Xingu
A diretora de Estudos e Pesquisas Ambientais da Fapespa, Andréa Coelho, se reuniu na úiltima sexta-feira, 02, com a secretária adjunta e o diretor de Energia da Sedeme, Maria Amélia Henriquez e Claudio Conde, respectivamente, além de representantes do Ideflor-Bio, Iterpa, Segup, Sespa, Seduc e Uepa, para discutir o monitoramento de indicadores relacionados à agenda de desenvolvimento para o território de abrangência do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu.
O encontro permitiu o compartilhamento de informações com a equipe de governo. A partir disso serão articuladas ações para as áreas de saúde, educação, infraestrutura, segurança e meio ambiente, entre outras, que garantam a qualificação técnica da equipe para os próximos projetos. Andrea Coelho expôs a Agenda de Desenvolvimento Territorial do Xingu e apresentou o Barômetro da Sustentabilidade do município de Altamira, sistema conceitual agregado que mede o bem-estar humano e ambiental.
Durante os debates, a diretora falou ainda dos desafios para a realização desse monitoramento e sobre como a Fapespa poderá atuar nesse processo. “A partir do acompanhamento das ações previstas para a região, como as contidas no plano básico ambiental e condicionantes, o estado poderá lançar mão de instrumentos que possibilitem observar a direção do desenvolvimento e seu grau de sustentabilidade, e a Fapespa poderá contribuir com os estudos que vem realizando sobre as temáticas”, esclarece Andrea.
O diretor da Sedeme, Claudio Conde, também destacou a questão dos royalties para a região, a previsão de expansão energética para o estado do Pará e como se calcula a compensação financeira pela utilização de recursos hídricos e geração de energia elétrica nos municípios que abrigam grandes projetos. Nos dias 12 e 13 de março, ocorrerá a XXXIV Reunião Ordinária do CGDEX e das Câmaras Técnicas no município de Altamira, que marca a retomada as atividades.