Mulheres de Santarém Novo produzem sabão ecológico e embalagens de papelão
O papelão e o óleo que contaminaria os rios e o lençol freático nos municípios, caso fossem descartados no meio ambiente, se tornaram a matéria prima das oficinas que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), em parceria com a Secretaria de Ação Social de Santarém Novo, no nordeste paraense, oferece a 20 mulheres de quatro comunidades rurais, que também participam do Centro de Referência Social (Cras). Iniciadas na última terça-feira (10), as oficinas serão encerradas nesta quinta-feira (12).
Toda a produção das participantes será comercializada a partir desta quinta-feira, quando será aberta a I Feira Agropecuária de Santarém Novo, que tem o apoio da Emater. Na feira serão expostos produtos agrícolas e de origem animal, além de artesanato de fósseis de baleia e tartaruga. A I Expo Santarém Novo, realizada no Ginásio Rogerão, será encerrada no próximo sábado (14).
Reciclagem - O óleo é transformado em sabão ecológico e as caixas de papelão viram embalagens para presente, que ainda podem ser personalizadas, agregando valor ao produto. As oficinas visam promover a sustentabilidade, e são uma alternativa de renda para as famílias.
“É um trabalho lindo e muito interessante. Vou fazer na minha casa, e os meus vizinhos com certeza poderão ser meus clientes”, disse a agricultora Ana Alzira. Outra aluna das oficinas é a técnica social Rosa Helena Lobo, que aprende as técnicas de produção para levar as informações às mulheres atendidas em pela Prefeitura local.