Consumidor de Santarém aprova a feira de produtos orgânicos
Gêneros alimentícios de qualidade é o que oferece a Feira do Produtor Rural Orgânica, que acontece todas as manhãs de quarta-feira na garagem da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), em Santarém, no oeste paraense. Vários produtores rurais certificados pelo Ministério da Agricultura estão ganhando, cada vez mais, o apoio dos consumidores. A iniciativa é das unidades locais da Emater e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
"A Feira tem recebido uma grande aceitação da população, é já temos solicitação para que ela ocorra por dois dias na semana, e não apenas um", informa Emisvaldo Rebelo, chefe do escritório da Emater em Santarém.
Ele explica que todos os produtores que expõe seus produtos na Feira são certificados pelo Ministério da Agricultura e recebem acompanhamento semanal dos técnicos da Emater e da Sedap. "Tudo isso para garantir que os produtos vendidos realmente não possuem influência do uso de qualquer produto químico. É um processo educativo, e a tendência é aumentar o número de produtores, que hoje são mais de 230", ressalta Emisvaldo Rebelo. Os produtores integram 10 comunidades da área rural de Santarém. A Feira é aberta ao público toda quarta-feira, a partir das 8 horas.
Sem contaminação - Lúcia Alves, 53 anos, moradora da comunidade de Lavras, às margens da Rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163), leva para a Feira hortaliças, legumes, frutas, pupunha e castanhas. "É um espaço muito bom. Aqui não estamos contaminados, pois quem expõe é quem vende orgânico. Já fizemos o pedido para aumentar para dois dias na semana. Graças a Deus e ao apoio da Emater e da Sedap estamos colhendo resultados", disse a produtora.
Entre dos produtos oferecidos estão hortaliças, frutas, folhosas, tubérculos e até plantas ornamentais. A produtora Leoni Eick vende plantas ornamentais que produz na comunidade Boa Esperança. "É muito bom o espaço, e estamos gostando das vendas e da procura, que só aumenta", afirma Leoni.
O advogado Euler Ferreira aprova a iniciativa, que considera um incentivo ao bem estar e à saúde da população. "É uma ótima opção, e os produtos têm a garantia de que realmente são orgânicos. Já me tornei consumidor fiel da Feira", afirma.