Nova balsa diminui tempo de travessia do Rio Moju
No último fim de semana o fluxo de trânsito foi considerado normal na travessia do Rio Moju. Com as novas rampas de concreto reconstruídas em ambos os lados e a com a nova balsa, que tem capacidade para 70 veículos, o tempo médio de espera na fila diminuiu para 40 minutos.
“Com a substituição da balsa média pela balsa grande, com duas rampas, conseguimos agilizar a travessia. Estamos com o controle de trânsito feito ao longo de ambos os lados da rodovia feito pelo Departamento de Trânsito, Polícia Militar e demais órgãos do Estado. Na madrugada de domingo para segunda, uma mulher em trabalho de parto foi socorrida por uma equipe da Polícia Rodoviária Estadual e encaminhada para a unidade de saúde do Moju”, diz o coronel Roberto Damasceno.
Atualmente o tempo de espera é equivalente ao tempo de manobra da balsa na travessia, e a tendência é melhorar este tempo. A nova balsa com capacidade para 70 veículos pequenos substitui a embarcação anterior, que comportava 50 carros. Ao todo são três balsas, sendo apenas uma de pequeno porte com apenas uma rampa, que deverá ser substituída até o fim do mês por outra embarcação maior.
Durante a madrugada, a embarcação maior faz a travessia dos veículos até às 6h da manhã, quando as outras entram em atividade. Segundo a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Pará (Arcon), os caminhões e carretas acima de 80 toneladas não podem embarcar, pois o peso compromete a estrutura das rampas, prejudicando a travessia dos demais veículos.
Na ponte, a empresa responsável pela reforma já iniciou o processo de perfuração dos pontos em que será instalado o equipamento A-Frame. O equipamento será montado assim que todos os caminhões com as peças restantes chegarem ao local.