Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO SOCIAL

Seminário debate a importância da Lei de Libras

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/05/2015 19h27

O curso de Letras-Libras, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizou, nesta segunda-feira, 4, o I Seminário Comemorativo ao Dia Nacional da Lei de Libras, que há 13 anos reconhece a Língua como meio legal de comunicação e expressão. Com a lei são oportunizados diversos direitos, entre eles, o atendimento e o tratamento adequado às pessoas com deficiência auditiva em instituições públicas, empresas e em serviços de saúde. Além disso, a Lei garante a inclusão do ensino de Libras nos cursos de formação como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

A Uepa foi a primeira instituição de Ensino Superior do Pará a ofertar o curso de Letras-Libras. A licenciatura foi iniciada em 2012 e atua na formação de professores do ensino fundamental e médio. Professor do curso, doutor José Anchieta diz que “existem poucos docentes que atuem nesses níveis escolares, para esses alunos, mas que a Universidade (do Estado do Pará) tem esse papel social de formar professores para que eles atuem no ensino fundamental e médio”.

O Seminário contou com palestras sobre vários temas. Um deles foi preferido pela professora Giselle de Melo, que discursou sobre As Experiências Profissionais em Libras na Universidade. A profissional ressaltou que o aluno deve ser integrado à classe e ao ambiente escolar. “O aluno ouvinte, que se interessa, consegue se comunicar com o colega que é surdo, nós entendemos gestos. Não podemos pensar nesses alunos como coitados, o envolvimento é fundamental para a aprendizagem e formação de ambos”. As palestras foram seguidas de debates com a plateia, que participou por meio de perguntas.