Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INDÚSTRIA

Exportação é foco de palestra da Sedeme na Feira da Indústria

Por Redação - Agência PA (SECOM)
08/05/2015 13h27

O público interessado no comércio exterior no Pará ampliou seu conhecimento com a palestra sobre os fundamentos da exportação e ferramentas de apoio, articulada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com o Sebrae, Federação da Indústria do Pará (Fiepa) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDCI), nesta edição da Feira da Indústria, que segue até este sábado, 9, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

Todos os passos necessários para que uma empresa brasileira percorra o processo exportador foram abordados pelo representante do MDIC, o analista de Comércio Exterior Miguel Marques. A necessidade de seleção de bons parceiros, de um plano de exportação e proteção da marca, bem como, o conhecimento jurídico, econômico e social de outras culturas foram evidenciados como fatores essenciais para quem quer acessar o mercado internacional.

Miguel mostrou também as ferramentas de apoio à disposição dos empresários paraenses, a exemplo do Radar Comercial, instrumento de inteligência comercial que auxilia na identificação dos melhores mercados externos para os produtores amazônicos. "O Estado do Pará tem um potencial enorme de produtos exportáveis, os produtos naturais originários diretos da floresta têm um valor muito grande no exterior, a exemplo das frutas da região e os biocosméticos, só para citar alguns. O primeiro passo é buscar informação. A falta de informação é um dos grandes problemas que a gente identifica nos pequenos empreendedores, tanto das exigências que os mercados externos impõem para importar produtos, como do próprio processo exportador normal'', observou o analista, que atua há 15 anos na esfera federal.

"A Sedeme trabalha na promoção de um Pará inovador, competitivo e sustentável nos mercados nacional e global. Para empreender essa cultura empresarial, nossos produtores precisam realizar um planejamento para a exportação, elaborar os planos de internacionalização, cumprir procedimentos operacionais e exigências formais, por isso, trouxemos essa palestra para a Fipa'', afirmou a diretora de Mercado da secretaria, Lucélia Guedes.

A oferta de informações inerentes à exportação agradou ao público, composto por empresários, profissionais autônomos e jovens universitários, sobretudo da área de Relações Internacionais. Colaboradora do projeto Arapaima, Importação e Exportação de Aquicultura LTDA, localizado no bairro do Tapanã, com experiência na exportação de peixes ornamentais, Cleide Lima de Paula trabalha nas áreas de exportação e câmbio, em Belém. 

"É importante a gente ter essa visão geral. Se tem uma coisa que eu sinto muita falta é da informação casada do câmbio e a exportação, a gente encontra muita coisa, mas de forma fragmentada. E o diferencial da palestra foi justamente nos apresentar a informação correta, compilada e onde a gente pode buscá-la. Nota 10'', disse a paraense.

De passagem por Belém, o empresário venezuelano, Geraldo José Rosales Marques, produtor há quatro anos no estado da Bahia de chips de banana (fatias de bananas preservadas fritas, assadas ou desidratadas) reiterou o sucesso do evento, afirmando que ele esclareceu dúvidas antigas.

"Foi interessante, eu vi, pela primeira vez, tudo que um empresário precisa saber para exportar, conheci órgãos que estimulam e apoiam à exportação e, que são muitos e que eu não sabia que existiam, como a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior'', disse Geraldo Marques.

Ex-empregada do setor de companhias de navegação com foco em exportação, Vanja Borges Leal de Brito trabalha hoje como corretora de imóveis, na capital paraense, mas tem interesse em retornar ao mercado exterior e se surpreendeu com o volume de informações. "Ele trouxe um apanhado geral, deu uma pincelada em tudo que servirá como base para a gente depois fazermos uma pesquisa e aprofundarmos os assuntos. Valeu a pena ter vindo'', disse ela.

Além da palestra de Miguel Marques, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresenta nesta sexta, 8, das 14h às 18h, um talkshow sobre o "Plano de Mineração do Pará’’ e ainda fará o Encontro de Negócios, a fim de aproximar empresas compradoras e empresas ofertantes, que poderão fechar parcerias e contratos empresariais. Mais informações sobre os eventos da Sedeme na Central de Relacionamento Sebrae, 08005700800, ou na própria Secretaria, no telefone (91) 3110-2572 e pelo e-mail: [email protected].