Parceria com a Marinha do Brasil e a sociedade eleva doações de sangue
Somente em dois dias de campanha de doação de sangue em parceria com a Marinha do Brasil, através do Comando do 4° Distrito Naval (C4°DN), foram encaminhados à sede da Fundação Hemopa, em Belém, 746 militares, em celebração aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo. A ação prossegue até a próxima segunda-feira, 18, com a meta de 1.500 coletas.
A campanha está colaborando decisivamente para o restabelecimento do estoque estratégico da instituição, que somando ao comparecimento de civis, nos dias 13 e 14, resultou em 1.303 voluntários que apresentaram-se para doar sangue. Até às 15h dessa sexta-feira, 15, foram registrados 247 candidatos à doação.
Para a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, as parcerias configuram um ponto muito positivo para a Fundação Hemopa, a partir do momento que repercute em vidas. “Hoje comemoramos com a Marinha do Brasil esta ação voluntária, a doação de sangue. Temos aqui, a participação de centenas de militares que vieram prestar colaboração inserida num contexto de responsabilidade social, não somente servindo a pátria, mas com o dever cívico que todos nós devemos ter com esta causa”, observou.
A parceria entre as duas instituições já acontece há alguns anos. Por isso, Juciara Farias agradece e parabeniza pela sensibilidade e, acima de tudo, pela responsabilidade do comando do 4°DN, representado pelo Vice Almirante Edlander Santos pela iniciativa como forma de colaboração com a saúde da população do Estado do Pará.
Doando sangue pela primeira vez em Belém, o comandante Julio Cezar de Andrade Rocha, 52, do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), mostrou-se satisfeito com a campanha. ‘’Ver o empenho de todos na Marinha e no Hemopa é gratificante. Esta é a ação mais significativa para o povo paraense dentro dos eventos que fazem parte das comemorações dos 150 anos da Batalha do Riachuelo’’, comenta, revelando que começou a doar ainda muito jovem, quando servia em sua cidade, no Rio de Janeiro. “Agora vou ser doador de carteirinha em Belém’’, garante.
Para o III sargento da Marinha, Augusto da Costa Amaral, 32, todo cidadão deveria ter a consciência de ajudar ao próximo. “Nós como doadores, sentimos uma satisfação imensa em ajudar esta causa. Este é um ato de cidadania”, disse o militar que atua no Hospital Naval.
Critérios – Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto, e deve estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher a cada três. Adolescentes de 16 e 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na Trav. Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, na BR-316, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280-8118.