Escolas estaduais investem em gestão por resultados na aprendizagem
Atuar de forma integrada com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), unidades Seduc na Escola (USEs) e Regional de Educação (UREs) e o Instituto Unibanco, para concretizar a proposta de gestão por resultados positivos no processo ensino-aprendizagem em escolas da rede estadual de ensino a partir de projetos e programas a cargo das próprias escolas. Essa a meta do Programa Jovem de Futuro, uma iniciativa da Seduc em parceria com o Instituto Unibanco, mobilizando gestores escolares de 87 unidades de ensino em Belém, Ananindeua, Santarém em Marabá.
O Jovem de Futuro será desenvolvido em escolas de Tratamento (que receberão a assistência de técnicos em 2015 e 2016) e escolas de Controle (cujo funcionamento será observado por especialistas em 2015 e 2016, e passarão a ser de Tratamento em 2017 e 2018).
A definição do perfil de cada de uma das escolas que aderiram ao Jovem de Futuro ocorreu nesta segunda-feira (18), mediante sorteio no auditório da Seduc, na presença da diretora de Ensino Médio, Clara Yunes; do coordenador de Ensino Médio da Seduc, Jaime Ramos; dos coordenadores do Jovem de Futuro pela secretaria, Michely Alves; e pelo Instituto Unibanco, Luciana Lima e Leônidas Martins, e mais técnicos da Área de Avaliação do Instituto Unibanco, Priscila Bacalhau e Gabriela Gall.
O sorteio das 45 escolas de Tratamento e de Controle para 2015/ 2016 foi acompanhado por dirigentes de unidades escolares de Marabá e Santarém, via webconferência. A intenção dos técnicos é assessorar e monitorar a gestão escolar em 45 escolas e acompanhar as atividades em 42 unidades de ensino ao longo de 2015/ 2016. No fim do prazo, os resultados nos dois grupos de escolas serão avaliados a partir do Jovem de Futuro, e as escolas de Controle passarão a ser de Tratamento.
“Esse é um momento importante no processo pedagógico nas escolas, em que se busca fortalecer a gestão escolar por resultados, trabalhando todos os atores da escola de forma integrada. Precisamos ter programas integrados e não soltos, e com a formação específica do Instituto Unibanco, poderemos prevenir e combater de forma eficaz a repetência, a evasão de alunos e a distorção idade-ano escolar”, disse Clara Yunes.
“A USE 15 terá neste momento do Jovem de Futuro cinco escolas, entre três de Controle (Lucy Corrêa de Araújo, Anônio Gondim Lins e Manoel Saturnino de Andrade Favacho) e duas de Tratamento (Regina Coeli Souza Silva e Luiz Nunes de Direito). A nossa expectativa é que as ações do programa possibilitem à escola estar mais próxima do aluno, da realidade do estudante”, afirmou a representante da USE 15, Telma Lima. Esse enfrentamento dos desafios na rede estadual será feito mediante adoção de metodologias específicas, formação continuada de professores e gestores, execução de projetos das escolas e outras ações pedagógicas do Jovem de Futuro.