Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Escola Tecnológica de Santa Isabel participa da Feira do Livro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/05/2015 17h30

A Escola de Educação Tecnológica de Santa Isabel do Pará vai apresentar na XIX Feira Pan-Amazônica do Livro o projeto “Extração de Óleos Essenciais de Plantas Amazônicas”, que apresentará aos visitantes, entre 29 de maio e 7 de junho, recursos disponíveis na natureza usados para fins ambientais, terapêuticos e de perfumaria.

O projeto consiste no modelo alternativo de produção sustentável, buscando viabilizar formas de desenvolvimento econômico com a preocupação de não degradar a natureza. Os alunos extraem óleos das plantas, que são compostos aromáticos, de caules, flores, raízes e folhas. A extração pode ser feita por destilação de arraste a vapor , técnica mais empregada, mas podem ser usadas outras técnicas, como a impressão de vegetais e o uso de solventes.

O trabalho é desenvolvido no laboratório multidisciplinar da instituição de ensino, pelos alunos dos cursos de Meio Ambiente e Agropecuária das modalidades subsequente , integrado, Proeja e Pronatec. As plantas usadas são tipicamente amazônicas. "Os projetos desenvolvidos pela Escola Tecnológica de Santa Isabel motivam a comunidade escolar a desenvolver técnicas ambientalmente corretas", destaca a diretora, Elza Macieira.

Segundo ela, os óleos essenciais têm grande importância industrial e são empregados na indústria de perfumaria, cosmética, alimentícia e farmacêutica. "Construímos, em conjunto com os alunos, conhecimentos teóricos e práticos, viabilizando o trabalho de campo e de pesquisa. A proposta é ambientalmente econômica e sustentável, e isso vamos levar para a Feira do Livro, para mostrar o trabalho que é feito pelos  alunos e professores da escola ", concluiu a diretora.

A XIX Feira Pan-Amazônica do Livro tem como país homenageado o Japão e patrono, o escritor Ariano Suassuna, morto no ano passado. O evento celebra a imigração japonesa no Brasil, iniciada no século XX, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os dois países. O autor homenageado, por sua vez, era um velho conhecido dos frequentadores da feira, da qual participou seis vezes.

Entre os escritores nacionais convidados deste ano estão Daniel Munduruku, José Castello, Rodrigo Lacerda, Stella Maris Rezende, Cristiano Mascaro, Ignácio de Loyola Brandão e Oscar Fussato Nakasato. A previsão é que 120 autores locais passem pelo estande do Escritor Paraense, espaço cedido gratuitamente pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) para autores de diversos municípios lançarem livros e fazerem sessão de autógrafos, numa grande vitrine da produção literária local.