Redução de custos nas licitações é debatido no VIII Consad em Brasília
Na manhã desta quarta-feira, 27, durante o segundo dia do VIII Congresso Consad de Gestão Pública, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o servidor da Sead (Secretaria de Estado de Administração) Tiago Côrrea Carneiro apresentou o painel "Gestão de abastecimento da frota de veículos oficiais do Estado do Pará: um estudo de caso". O painelista expôs um breve histórico da gestão de abastecimento da frota, o novo modelo e as vantagens que ele pode trazer para a unidade. O painel fez parte das discussões do tema “Redução de custos nas licitações”.
O novo modelo elaborado em dezembro de 2012 deu mais segurança ao sistema de gestão de abastecimento da frota, com a delimitação do valor máximo de abastecimento diário em R$ 600,00 por unidade cadastrada, quantidade máxima de três abastecimentos diários por cadastro e bloqueio de cartão com 60 dias inativo e cancelamento com 90 dias. Esse modelo precisou de uma contratação de um sistema de gerenciamento baseado na utilização de cartões magnéticos na modalidade "crédito". Para Tiago Côrrea, o principal aliado da Administração Pública nesses casos é a tecnologia da informação.
O servidor estadual explicou que após a implementação, o primeiro impacto foi a redução dos gastos comparado aos anos anteriores (diminuição de 5%, ou seja, aproximadamente R$ 2,5 milhões), apesar de dois reajustes no preço do combustível no ano de 2013 e o aumento quantitativo da frota do Estado. Com a opção de bloqueio e cancelamento do cartão caso o veículo esteja em desuso, cerca de duas mil unidades inativas foram canceladas, esse foi o resultado do mapeamento realizado em cada um dos órgãos da Administração Pública Estadual.
Para garantir ainda mais a segurança, todo abastecimento é realizado mediante a senha pessoal do motorista, contendo suas identificações, número de CPF e histórico de utilização. Além disso, os relatórios gerenciais incluem os cálculos dos valores em reais e o consumo real em litros, permitindo um maior controle e racionalização dos gastos públicos com combustível, o que permite a tomada de decisões e criação de políticas públicas relacionadas à frota do Estado.