Detran realiza ação em referência ao Maio Amarelo
Chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Este foi o objetivo da Coordenadoria de Operações do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) na manhã desta quarta-feira, 27, durante a Operação Cidadã Maio Amarelo, em referência ao movimento mundial Maio Amarelo que chama a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
“Uma das missões institucionais do Detran é defender a vida, promover a segurança viária. Não podemos nos eximir jamais de nossa missão. O compromisso de conscientizar a população sobre os riscos de uma condução perigosa, a iminência do acidente, ações de prevenção, tem que ser permanente, não se pode desistir”, afirma Walmero Costa, coordenador de operações do Detran e idealizador do evento.
A ação contou com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e Fundação Hemopa. Além das ações para despertar a responsabilidade de cada um na via, o evento também pretendeu colaborar com o estoque do Hemopa, com a doação de sangue dos agentes e demais parceiros. “A questão da doação de sangue não pode ser esquecida, pois em um acidente automobilístico, muitas vezes há a necessidade de sangue para determinadas cirurgias, e aquela vida, já ameaçada devido a uma colisão ou atropelamento, pode não ter tanto tempo para esperar”, pondera o coordenador.
Para Moacir Santiago, presente na operação, todas as ações no sentido de despertar o cidadão para a realidade dos acidentes de trânsito são muito bem vindas. “Claro que ninguém admite que isso também é um problema seu, meu, de cada um nós. Fazemos parte desta realidade, não dá para agir como se não tivéssemos nada a ver com isso. E apesar de gasto, o ditado que fala sobre cada um fazer a sua parte é atualíssimo”, afirma o condutor.