Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Escolas da capital e do interior registram mais de 70% de frequência

Por Redação - Agência PA (SECOM)
27/05/2015 19h34

As aulas seguem a todo vapor, com mais de 70% de frequência de professores e alunos nas escolas estaduais de Belém e do interior do Estado. Os dados são do último levantamento da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), divulgados na tarde desta quarta-feira (27). Das 596 escolas do interior, 434 já estão em ritmo normal de aulas, com professores efetivos e contratados. Na Região Metropolitana de Belém, 254 de 347 escolas estão com funcionamento normal.

Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Teodora Bentes, na Rua Padre Júlio Maria, em Icoaraci, todos os professores já retornaram às atividades com os 1.890 alunos matriculados e estão dando aula nas 16 turmas dos turnos da manhã, tarde e noite. Segundo a direção da unidade, o momento é de reorganizar as turmas e fazer os ajustes necessários para dar início ao conteúdo programático do ano letivo.

A estudante do 6º ano do ensino fundamental da escola Teodora Bentes, Izabele Caroline, 13 anos, disse que está feliz de voltar aos estudos e também rever os colegas de classe. “Achei um absurdo todo esse tempo sem aula que acabou prejudicando todo mundo na escola”. Quem também gostou de retomar as atividades foi o estudante de 12 anos Gabriel Augusto, que aproveitou o tempo sem aulas para ler o livro da escola. “É melhor ficar estudando, porque foi muito tempo sem aula”, disse.

Chamado – Também retornaram todos os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Feliz Lusitânia, localizada na Travessa Berredos, em Icoaraci, mas a preocupação do momento, no entanto, é com o retorno dos alunos, já que apenas 70% dos 772 estudantes matriculados voltaram para as salas de aula.

Segundo a vice-diretora, Valéria Vieira da Silva, o quantitativo, no entanto, vem aumentando desde segunda-feira (25), por conta da divulgação que a escola tem feito para avisar aos alunos. “Colocamos um comunicado na porta da escola para informar que as aulas já retornaram para todos os turnos”, informou.

Nas salas de aula, os alunos empolgados com o retorno prestavam atenção na orientação dos professores. “Pegava o meu livro e ficava lendo em casa, mas sentia muita falta mesmo era do dever de casa”, contou a jovem Amanda Rafaele Rodrigues Barbosa, 10 anos, da aluna do 5º ano do ensino fundamental.

Outra escola muito conhecida de Icoaraci, a Coronel Sarmento, na Rua Manoel Barata, já está de portas abertas com as salas cheias por conta do retorno de todos os professores. Segundo a coordenação, os 1,5 mil alunos voltaram em massa na segunda-feira (25), com os anúncios feitos pela equipe técnica nas redes sociais.

Também já retomaram as aulas em Icoaraci a escola Avertano Rocha e Fernanda S. Oliveira. Não pararam durante a greve dos professores as escolas Guajarina de Souza da Silva, Paracuri II, Marta da Conceição e São João Batista, todas vinculadas à 12ª Unidade da Seduc na Escola.

Centro – Na entrada do Colégio Estadual Paes de Carvalho, no bairro da Campina, por volta das 13h30 desta quarta-feira (27), os alunos do turno da tarde foram recebidos pela diretora da escola, que atentamente verifica todos os dias se os alunos estão trajados de acordo com o padrão. Segundo a direção, o quantitativo aumentou para 22 professores efetivos nesta semana, mais sete contratados, e uma média de mil alunos nos turnos da manhã e tarde.

O mesmo retorno foi registrado na Escola General Gurjão, no bairro da Cidade Velha, que está funcionando com sete turmas das séries iniciais, nos turnos da manhã e tarde, após o retorno de sete professores efetivos. Nesta tarde, a escola também aplicava uma avaliação aos alunos da turma do projeto Mundiar.