Fapespa lança estudos para elaboração de políticas públicas
Com o objetivo de nortear o planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Pará, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lança três ferramentas de pesquisa que apresentam dados regionalizados dos indicadores sociais, econômicos e ambientais, para subsídio o planejamento de políticas públicas. O evento de lançamento do “Pará no Contexto Nacional”, “Estatística Municipal” e do “Radar de Indicadores das Regiões de Integração” ocorre nesta segunda-feira, 1, às 19h, no auditório do Conselho Regional de Economia (Corecon).
As ferramentas de pesquisa da Fapespa foram concebidas com base nas pesquisas dos órgãos de estatística oficiais, ente eles o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep).
O estudo “Pará no Contexto Nacional” apresenta a contribuição e posição do Estado, em comparação às demais unidades federativas, no âmbito da União, com 13 recortes temáticos, entre os quais estão território, meio ambiente, educação, saúde, comércio exterior, finanças públicas, mercado de trabalho e Produto Interno Bruto (PIB). A ferramenta permite comparar a evolução estadual em três períodos (2004, 2008 e 2012) para a maioria dos indicadores.
Os principais indicadores de planejamento, agregados segundo as doze Regiões de Integração do Estado, estão no "Radar de Indicadores das Regiões de Integração", que traça um perfil dessas localidades, no que se refere aos aspectos sociais e econômicos, a partir de indicadores demográficos, de saúde, educação, comércio exterior, renda e do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), entre outros.
Caracterizando os 144 municípios do Estado, por meio de indicadores individualizados e em séries temporais, o relatório "Estatística Municipal" permite aos agentes da sociedade uma perspectiva ampla das dinâmicas municipais com informações históricas, físicas, culturais, econômicas, sociais e ambientais.
No evento estarão reunidas autoridades do Estado e os representantes de instituições de ensino e pesquisa estaduais e federais, como Instituto Federal de Educação (IFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Incentivo – A Fapespa está com outras duas novidades. Na manhã desta segunda-feira, foi aberta a submissão de propostas ao Edital 1/ 2015 para a concessão de 416 quotas de bolsas de iniciação científica (graduação), totalizando um aporte financeiro de R$ 2 milhões. As instituições de ensino superior interessadas têm até 16 de julho deste ano para inscrever propostas.
Além disso, a Fapespa apresentará o informe técnico da Indústria do mês de março, em que a boa performance industrial do Estado pode ser vista, principalmente, no setor de extração mineral. A produção da mina de Carajás cresceu 17,8% no primeiro trimestre de 2015, comparada ao mesmo período do ano passado, tendo assim um montante de mais de R$ 27 milhões de toneladas produzidas. O Conselho Regional de Economia fica na Rua Jerônimo Pimentel, 918.