Polícia Civil desarticula esquema de clonagem de cartões em Belém
A Polícia Civil prendeu em flagrante, nesta sexta-feira, 19, por envolvimento em clonagem de cartões magnéticos, com uso do equipamento conhecido como "chupa cabras", o brasiliense Afonso Lopes de Almeida Neto, 27 anos. Ele foi flagrado, após sair de uma loja de departamentos, no centro de Belém, com cerca de R$ 10 mil em dinheiro, dezenas de cartões clonados e o equipamento usado para clonar os cartões em caixas eletrônicos de bancos. Somente hoje ele havia feito saques que somaram a quantia de R$ 2 mil.
A prisão foi resultado de investigações realizadas pela equipe de policiais civis da Divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos (DPRCT). A delegada titular da DPRCT, Vanessa Lee Araújo, explica que denúncias recebidas pela Divisão de vítimas de movimentações financeiras desconhecidas, feitas nas contas bancárias, foram o ponto de partida para as investigações. A partir de então, a equipe policial passou a investigar locais em que os valores foram sacados, como estabelecimentos bancários e lojas. Com auxílio de imagens de circuito de câmeras de segurança foi possível identificar quem estava por trás do crime.
As imagens mostravam que Afonso Lopes de Almeida Neto era quem instalava os equipamentos nos caixas eletrônicos para copiar as senhas das contas. Depois, as vítimas eram escolhidas detalhadamente, por meio até de informações existentes nas redes sociais. "Ele conseguia assim, dados pessoais para fazer as movimentações financeiras ilegais", explica. O brasiliense foi autuado em flagrante e vai responder ao processo na Justiça.