Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Polícia Civil reforça combate à violência de gênero e discriminação no pré-Carnaval em Belém

Operação 'Bloco do Respeito' segue até 7 de fevereiro e integra as principais programações da capital paraense

Por Esther Pinheiro (PC)
17/01/2026 21h27
Polícia Civil está atenta ao circuito momesco para garantir uma folia saudável e segura para todas os brincantes

A Polícia Civil, através da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), iniciou, neste sábado (17), a operação “Bloco do Respeito” no circuito de pré-Carnaval de Belém. A ação é voltada ao enfrentamento de violências contra a mulher e a pessoas em situação de vulnerabilidade durante os eventos que ocorrem no período, em espaços públicos e privados. As ações se estendem nos próximos finais de semana, e até o dia 7 de fevereiro. 
 
A operação reforça a campanha “Não é Não”, com foco na prevenção ao constrangimento e à violência de gênero, além de garantir a proteção e acolhimento das vítimas.

Emanuela Amorim, titular da DAV, explica que a ação é estratégica, uma vez que as programações que antecedem o Carnaval irão concentrar grandes aglomerações. “A ação será implementada em ambiente de casas noturnas, boates, espetáculos musicais realizados em locais fechados e em shows com venda de bebida alcoólica. Esses cenários potencializam situações de assédio, importunação sexual e violência”, explicou a delegada. 

Delegada Cristina Lima destaca que a atuação dos policiais busca impedir condutas abusivas em shows, bares e festas

Para a delegada Cristina Lima, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Icoaraci, que acompanhou a operação no Estádio Olímpico Mangueirão, neste sábado, o trabalho feito pela PCPA é essencial para garantir um ambiente festivo mais seguro e inclusivo.

“A Polícia Civil tem essa preocupação de orientar a população. Em um evento como esse, nós temos a oportunidade de estar próximo, orientando sobre a campanha, para que as pessoas saibam dizer ‘não’ quando não desejarem ser tocadas, para que não aconteçam abusos dentro de shows, bares ou festas de carnaval que se aproximam”, explicou a delegada.

Paula Gomes, engenheira florestal que participou do evento, reforça que campanhas de conscientização são fundamentais. “Quando a mulher diz ‘não’, é não.  É porque ela não está interessada e ela precisa ser respeitada nesse momento”, explicou. 

Operação foca na diversão segura e inclusiva para todos os públicos na capital paraense

Inclusão e diversidade  - O período de pré-Carnaval belenense também inclui o Dia Nacional da Visibilidade Trans, em 29 de janeiro. No âmbito da campanha “Não é Não”, as equipes também integraram ações afirmativas e educativas para promover  respeito à identidade de gênero, ao consentimento e à diversidade. 

Durante o pré-Carnaval, as unidades policiais que atuam dentro da área da operação “Bloco do Respeito”, que abrange bairros de Belém como Mangueirão, Cidade Velha e Campina, vão ter reforços. A ação também conta com apoio interinstitucional de demais órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Pará.