Polícia Civil prende envolvido em crime tecnológico
A Divisão de Prevenção e Repressão a Crimes Tecnológicos (DPRCT), da Polícia Civil, prendeu na última terça-feira, 23, Marco Antonio dos Reis Raiol, 27 anos, acusado de furto mediante fraude e associação criminosa. Ele foi localizado por uma guarnição da Polícia Militar no bairro do Guamá, em Belém, e apresentado à delegada Vanessa Lee, titular da DPRCT. A ordem de prisão foi expedida pela Justiça como resultado de solicitação feita pela delegada em decorrência de inquérito policial.
Marco Antonio é apontado como responsável por um esquema criminoso que se constituía na aquisição ilegal de cartões magnéticos bancários. "Ele comprava os cartões de um carteiro e depois furtava as senhas das vítimas", explica a delegada. Após obter as senhas, o acusado e outros envolvidos no crime conseguiam trocar os dados cadastrais dos donos dos cartões e passavam a usá-los.
Ainda de acordo com a delegada, a participação do carteiro se dava apenas para obtenção do cartão e da correspondência emitida pelo banco onde constavam os dados do destinatário. Cabia ao bando manter contato com as vítimas para obter as senhas e, por fim, ativar o cartão. A partir de denúncias registradas na DPRCT, as investigações foram iniciadas até a identificação do acusado. O trabalho investigativo prossegue para identificar os demais envolvidos no crime. O preso foi transferido para uma unidade do Sistema Penitenciário do Pará onde permanecerá à disposição da Justiça.
No último dia 19, outro envolvido em crimes tecnológicos foi preso em Belém. Afonso Lopes de Almeida Neto, 27 anos, foi flagrado após sair de uma loja, no centro de Belém, com cerca de R$ 10 mil em dinheiro, dezenas de cartões clonados e o equipamento usado para este fim, conhecido como "chupa-cabras".