Hospital de Clínicas acolhe familiares de pacientes do setor psiquiátrico
A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) promoveu mais um ciclo de palestras para o acolhimento de familiares de pacientes do setor psiquiátrico. “A importância das atividades terapêuticas, recreativas e desportivas no contexto do tratamento da saúde mental” foi o tema abordado na manhã desta segunda-feira (29). O objetivo desse atendimento é reforçar os laços familiares como grandes aliados nos tratamentos.
Promover a humanização, a valorização do potencial ocupacional e diminuição dos níveis de ansiedade; oportunizar vivências que promovem a socialização e amenizar os impactos da hospitalização das musculaturas dos pacientes foram os temas que o palestrante e educador físico Rosivan Souza abordou para usuários e familiares. “É importante fazer o paciente se movimentar, dialogar e expressar sentimentos com qualquer atividade proposta”. ressaltou.
“A valorização do paciente e o fortalecimento do elo entre família e equipe médica foram algo de extrema importância para a minha melhora. Hoje, venho participar dessas reuniões em forma de agradecimento e também para passar tudo o que aprendi dentro do Hospital’’, explicou o paciente Aderaldo Carvalho, 29 anos. Preparar o paciente para o convívio com o mundo externo é a base do projeto. “Estimulamos esses usuários diariamente, seja com exercício físico ou projetos terapêuticos em parceria com equipe multidisciplinar, tudo para mostrar que eles ainda são capazes de dar a volta por cima”, reforçou a assistente ocial e idealizadora do projeto, Andréa Bezerra.
Logo após a palestras, familiares, pacientes e servidores participaram de uma confraternização em comemoração ao dia de São Pedro, na área externa do hospital, onde foi servido um lanche. A animação ficou por conta do grupo folclórico Boi Luar do Marco. “É divertido olhar a cultura paraense no nosso ambiente de trabalho. A arte servindo como distração”, disse o assistente auxiliar Jaime Neto.
O grupo Biopsicossocial minstra palestras mensalmente, resgatando e reafirmando a importância da presença da família em qualquer situação para um melhor suporte ao paciente, tendo assim maior facilidade para garantir medicação e consultas, já que o paciente psiquiátrico, muitas vezes, é considerado incapaz, necessitando do suporte familiar. A FHCGV é porta-aberta para o atendimento psiquiátrico. Mais informações no setor de Serviço Social, pelos telefones 4005-2631 (24h) e 4005-2673.