Estudantes das escolas da rede pública estadual elegem novo uniforme escolar
Seduc destaca que novo uniforme foi pensado para garantir conforto, segurança e identidade às escolas estaduais no território paraense
Em consulta pública realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), alunos, professores, servidores e a sociedade, em geral, elegeram o novo modelo de uniforme para as escolas de ensino da rede pública estadual.
O secretário de educação, Ricardo Sefer, afirma que a padronização é uma iniciativa que busca garantir a identidade dos alunos da rede. “A escolha dos uniformes é resultado de um processo responsável que foi pensado para garantir conforto, segurança e a identidade aos nossos estudantes. Ele representa igualdade, pertencimento e respeito ao ambiente escolar, além de contribuir para a organização do dia a dia das famílias. Esperamos que a nossa iniciativa atenda as necessidades do alunos e fortaleça o sentimento de comunidade dentro do ambiente escolar”, pontuou o titular da Seduc.
Durante a votação, diversas opções foram apresentadas, trazendo regionalidade na composição das peças, como a bandeira do Pará e traços marajoaras. A escolha foi pelo modelo com elementos em azul e um espaço para que cada unidade de ensino coloque o brasão de sua escola. A escolha é facultativa, garantindo a liberdade da comunidade escolar.
Além dos uniformes e dos estudantes, também foi eleito o uniforme dos professores e demais servidores que atuam diretamente no processo de ensino e aprendizagem nas escolas.
A confecção do material fica a critério do aluno ou responsável e professores quanto ao local onde irá produzir seu uniforme. Qualquer cidadão e empresas poderão realizar a confecção dos uniformes. Os interessados em produzir os uniformes têm de seguir o padrão adotado pela comunidade escolar, como a arte e as especificações técnicas (cores, aplicação e posicionamento), enviada para todas as Diretorias Regionais de Ensino (DREs). A aplicação do uniforme já pode ser feito para o início do ano letivo de 2026.
